O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

174 I SÉRIE - NÚMERO 5

Por outro lado foi criada a Associação de Municípios da Alta Estremadura - associação intermunicipal que agrupa Leiria e os concelhos .....mitrofes e que tem entre anos projectos por exemplo o do tratamento de lixos. E uma via que me parece a mais importante onde a verdadeira regionalização poderá afirmar se a do associativismo intermunicipal.
Leiria não quer obviamente tornar-se no novo Terreiro do Paço regional mas não aceita também ser submetida a quaisquer capitais com as quais não teme antes pelo contrario ser comparada. Qualquer projecto de regionalização que desconheça a realidade e queira passar por cima ou ao lado de Lema estará votado ao fracasso e não poderá ser aceite.

Aplausos do Sr. Deputado Silva Marques (PSD)

Parafraseando a canção que serve de indicativo ao orfeão de Leiria prestigiada associação cultural que comemorou há pouco o seu 40.º aniversário direi Leiria
- o teu nome consagrado e honrado quem ousará denegrir?
Leiria e os Leirienses não aceitarão que quem quer que seja a prejudique por acção ou omissão na sua importância ou no seu progresso futuro.

Aplausos do PSD

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos tem a palavra o Sr. Deputado Rui Vieira.

O Sr. Rui Vieira (PS) - Sr. Deputado Poças Santos estou de acordo com algumas afirmações que acabou de produzir nomeadamente quando refere que a prosperidade de Leiria se deve em boa medida ao dinamismo dos empresários e dos trabalhadores da região. Efectivamente residimos os dois numa região que regista um nível apreciável de desenvolvimento e que encontra a sua explicação no empreendimento na capacidade de meia uva dos agentes económicos e dos trabalhadores que aí estão instalados.
Mas V. Ex.ª não referiu uma preocupação que suponho também não deixará de ter neste momento é o facto de a construção do hospital de Leiria ter vindo a ser sucessivamente adiada de o projecto andar pratica mente em bolandas há mais de quatro anos com situações perfeitamente caricatas de inscrição de verbas nos sucessivos PIDDAC que se apresentam num ano rondando os 4 milhões de contos no ano seguinte 2 milhões e tal de contos o que denota uma completa desorientação por parte do Governo relativamente ao projecto de hospital que ai se deve instalar.
Gostaria também de ouvir o Sr. Deputado referir se ao atraso considerável da instalação do Instituto Superior Politécnico estrutura fundamental para o
desenvolvimento económico da região.
Gostaria ainda de saber qual a sua opinião relativamente às preocupações da freguês a de Santa Eufémia quanto ao traçado da auto-estrada Lisboa Porto.

O Sr. Presidente - Para responder se assim desejar tem a palavra o Sr. Deputado Poças Santos.

O Sr. Poças Santos (PSD): - Sr. Deputado Rui Vieira agradeço as perguntas que colocou até porque me permitem esclarecer um pouco o meu pensamento sobre a questão.
De facto Leiria deve em grande parte o seu desenvolvimento às suas gentes. Porem é também de assinalar que de e ao actual Governo uma aposta fundamental no desenvolvimento da região como seja no caso do ensino.

O Sr. Silva Marques (PSD) - Muito bem!

O Orador - O Sr. Deputado referiu se ao Instituto Superior Politécnico e devo dizer-lhe que foi este Governo que de facto o pôs a funcionar. Como já referi no corrente ano lectivo ao entrar em funcionamento concursos que se ligam a industria da região na área da gestão comercial de marketing o da engenharia mecânica ligada aos moldes e aos plásticos e da engenharia electrotécnica ligada à manutenção industrial. Portanto tudo está a ser feito nesse campo para que Leiria avance.
Se de facto até há poucos anos Leiria pouco de eu ao Estado creio que os Leirienses devem ao actual Governo o reconhecimento de que foi com ele que mais coisas começaram a ser concretizadas em seu beneficio.
Não concordo com o Sr. Deputado quando diz que tem havido confusão ou desorientação por parte do Governo em relação ao que se passa com o hospital. Pelo contrário foi este Governo quem pela primeira vez abriu um concurso para que se construa o edifício. Esta obra encontra-se em fase de adjudicação e creio que até ao fim do ano será adjudicada a construção do no o hospital à empresa que vier a vencer o concurso.
Aliás no ano passador o Sr. Deputado propôs a esta Câmara uma alteração do Orçamento do Estado no sentido de aumentar a dotação orçamental para o hospital de Leiria V. Ex.ª tinha proposto 250 mil contos e o Governo propõe agora 400 mil contos Portanto creio que o hospital irá arrancar decisivamente no ano de 1990 )

O Sr. Silva Marques (PSD): - Muito bem!

O Orador - Quanto ao que se passa em Santa Eufémia que é uma situação que conheço particularmente bem pois recebi apelos das gentes que ali vivem
nomeadamente dos seus órgãos autárquicos devo dizer-lhe Sr. Deputado que insisti junto dar Administração e da Junta Autónoma de Estradas para que fossem realizados estudos de impacte ambiental e a verdade é que eles foram feitos. De facto o traçado que vai ser concretizado é aquele que minimiza os riscos no
âmbito ambiental o contrário seria inexistência dessa via fundamental que é a auto-estrada Lisboa Porto.
E um facto que para se fazer o traçado para a auto-estrada sempre se te a de prejudicar alguém numa ou noutra posição. Ora certamente que o Sr. Deputado não quererá que aqui se sobreponha o beneficio particular de uma ou outra posição ao bem geral a esse eixo fundamental para o desenvolvimento económico da nossa região que o Sr. Deputado também conhece e que nos permitirá um acesso mais facilitado aos mercados externos e aos mercados dos principais centros urbanos de Lisboa e do Porto.
Agradeço pois as questões que colocou. No fundo ambos partilhamos daquilo que é fundamental para a nossa região ou seja ambos partilhamos a ideia que e
desenvolvimento assenta nestes três pólos a educação saúde e os eixos rodoviários. Portanto é isso que está ser feito.