O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

622 I SÉRIE- NÚMERO 18

agradecer o facto de eu ter criado o verbo cadilhar com o seu nome celebrizando ao fazê-lo entrar no património da língua portuguesa. Mas enfim.
Só para terminar gostaria de dizer que V. Ex.ª espanta-me porque vejo que sob a carapaça rígida dos funiculares cifrões...

Risos gerais.

...palpita em si uma alma ultra romântica porque..

Risos gerais.

...insistindo num redemoínho do formigueiro que ver o artista o escritor o poeta famélico na pintura ultra romântica.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção tem a palavra o Sr. Deputado Basílio Horta.

O Sr. Basílio Horta (CDS): - Sr: Presidente vejo no placa que o meu grupo parlamentar dispõe de cerca de quatro minutos no entanto a minha intervenção excede esse tempo.

O Sr Narana Coissoró (CDS): -Sr. Presidente peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Faça favor Sr. Deputado.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Sr. Presidente houve de o confessar má gestão do tempo devido ao facto de eu não ter reparado que o tempo que estava marcado no placa quando o Prof. Adriano Moreira estava a usar da palavra já incluía a tolerância de cinco minutos que havia sido concedida.
Sucede que o Sr. Deputado Nogueira de Brito devia ter vindo aqui não veio e por isso eu não sabia se a intervenção que lhe estava distribuída seria ou não feita.
O meu colega de bancada Sr. Deputado Basílio Horta quer fazer uma intervenção porém esta levará pelo menos mais cinco minutos do que o tempo disponível do
CDS.
Ora nestas circunstâncias sabendo que não há transferências, de tempo que não pode, descontar se tempo dos tempos designados para a sessão de amanhã que há tempos que hoje ainda não foram gastos pelo que não haverá uma demora na hora de encerramento deste debate e dado que o tempo que nos foi distribuído é pouco devido à pequenez do meu grupo parlamentar pergunto à Câmara se a título excepcional se opõe à condescência que por ventura o Sr. Presidente da Assembleia possa ter ao dar-nos mais cinco minutos. Isto é pergunto à Câmara se dá este consenso excepcional e sem precedentes dada a importância que o debate do Orçamento tem para a nossa bancada.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado António Guterres.

O Sr. António Guterres (PS): -Sr. Presidente com a autoridade moral que decorre de sermos dos três maiores partidos o que ainda tem tempo significativo devo dizer que temos todo o interesse em ouvir o Sr. Deputado Basílio Horta posso damos a nossa inteira concordância quer a um aumento geral dos tempos quer a um aumento especial para o CDS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Encarnação.

O Sr. Carlos Encarnação (PSD): - Sr. Presidente ou tomar uma atitude que não é simpática mas vou arcar com a responsabilidade. Sendo certo que o meu partido já concedeu alguns tempos já teve de acordo com o prolongamento dos tempos nesta sessão e com a sua distribuição pelos vários partidos entendemos que é hora de não concedermos mais tempos e acabarmos á nossa discussão até porque na verdade quem quer ser Governo deve saber gerir os seus tempos.

O Sr. Silva Marques (PSD): -Muito bem!

O Sr. Narana Coissoró(CDS): - Sr. Presidente peço a palavra.

O Sr. Presidente: - Para que efeito Sr. Deputado.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Sr. Presidente para que a Câmara fique a saber que se nós não fizermos a intervenção é porque o PSD não quer que a façamos e acrescentaria mais o Sr. Presidente do Grupo Parlamentar do PSD disse-me que só dava tempo se nós não fizéssemos criticas ao PSD.

Protestos do PSD.

Vozes do PCP: - Esta é grave! Isto é o cúmulo'

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Montalvão Machado.

O Sr. Montalvão Machado (PSD): - O Sr. Deputado Narana Coissoró talvez por estarmos já cansados deste dia inteiro que aqui passámos não tem poder de encaixe - aliás tem nos demonstrado ao longo dos anos - mas hoje falta à verdade mente o que é muito mais grave.

Vozes do PCP: - Mente?!

Vozes do PSD: - Sim!

O Orador: - E mais grave ainda é o Sr. Deputado utilizar uma conversa deturpando a que particularmente aqui tivemos pelo telefone. Quando V. Ex.ª me perguntou se nos opúnhamos ao prolongamento do tempo eu disse-lhe que se fossem mais dois ou três minutos e a Mesa fosse condescendente não me oporia a isso mas naturalmente o Sr. Deputado Basílio Horta ir a bater no Orçamento e consequentemente teríamos de ter tempo para responder. Foi isto e só isto que lhe disse. O senhor se tiver como tem dignidade e seriedade pode confirmar estas palavras.

Vozes do PSD: - Muito bem.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Sr. Presidente peço a palavra para defesa da honra.

O Sr. Presidente: - Faça favor Sr. Deputado.