O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3228 I SÉRIE - NÚMERO 95

(...) lidade é ou não bem aproveitada e se a maioria absoluta se transforma ou não em poder absoluto.

A Sr.ª Edite Estrela (PS): - Muito bem!

O Orador: - Assim, o que dizemos é que o PSD não aproveitou essa estabilidade e tentou transformar a sua maioria absoluta num poder absoluto, como é reconhecido generalizadamente pelo País.

Aplausos do PS.

Sr. Deputado José Pacheco Pereira, a surdez - que também é, certamente, psicossomática, tal como o autismo que referiu, visto que esta surdez tem, com certeza, a ver com o vosso zelo em defender as posições do Prof. Cavaco Silva - levou-o a dizer, por exemplo, que eu falei mais em democracia do que em desenvolvimento.
Sr. Deputado, estive a confirmar e são quatro páginas para uma questão e quatro para a outra! Mas, compreendo: falar de democracia é uma coisa que o incomoda profundamente, enquanto falar de desenvolvimento é uma coisa que, digamos, entra por um ouvido e sai por outro, não tem grande problema, nem se nota que se está a falar desse assunto...

Vozes do PSD: - Vocês têm a consciência pesada!...

O Orador: - Mas, quanto às comparações com o passado, Srs. Deputados, por amor de Deus, de uma vez por todas, assumam a honestidade intelectual de reconhecer como as coisas são: o PS esteve no poder convosco, para resolver um problema dramático causado por vós,...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: -... porque quem empurrou o Pais para a bancarrota foi um governo liderado por vós!

Aplausos do PS e dos deputados independentes João Corregedor da Fonseca, Jorge Lemos e José Magalhães.
O PS esteve no poder convosco, recebeu um país em que o défice corrente era da ordem dos 13 % ao ano, o que era seguramente o maior défice do mundo nesse momento.

Vozes do PS: - Muito bem! Vozes do PSD: - Não apoiado!

O Orador: - O PS deixou um país equilibrado, os senhores receberam um país equilibrado,...

Vozes do PSD: - Não apoiado!

O Orador: -... os senhores receberam centenas de milhões de contos das Comunidades iodos os anos...

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - É verdade!

O Orador: -... e ainda se gabam dizendo que fizeram melhor do que nós tínhamos feito no passado. Francamente, já chega!

Aplausos do PS.

E ainda bem que Mário Soares teve credibilidade para que o chapéu que ele, nessa altura, teve de estender à Europa pudesse ser cheio com o indispensável para termos o que comer no dia-a-dia nesse período, como os senhores deviam saber!
Aplausos do PS.

O Sr. Deputado José Pacheco Pereira disse que falo de desgraças. Isso não é verdade, fiz uma análise da situação do País extremamente equilibrada e até apontei várias coisas positivas. Não neguei os aspectos positivos da situação portuguesa, o que neguei foi o mérito substancial deste governo nesses aspectos positivos, o que são duas questões completamente diferentes.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Descontem os senhores os efeitos dos termos de troca favoráveis a Portugal, nos últimos cinco anos em relação aos cinco anos anteriores, descontem os efeitos da entrada de verbas da CEE, e vejam como é que Portugal estaria. É só isto que eu digo! Isto é claro e indesmentível, técnica e politicamente!
Aplausos do PS e dos deputados independentes Jorge Lemos e José Magalhães.
E a prova de que tenho a lucidez de reconhecer que este governo também faz coisas positivas é que vou dar-lhe quatro exemplos, embora me tenha pedido apenas três, para que veja a generosidade com que trato este governo.

Risos do PS.

Em primeiro lugar, a participação nas negociações de paz em Angola foi positiva...

Vozes do PSD: - Também era melhor!

O Orador: - Bem, então não querem exemplos? Estou a dá-los!

Aliás, ale devo dizer-lhes, provavelmente, é esta parle da minha resposta que logo à noite aparece na televisão, mas isso, paciência!, é a vida e eu já estou habituado a estas coisas.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Em segundo lugar, a fase inicial do secretário de Estado J. Pimenta,...

Risos gerais.

... Carlos Pimenta, peço desculpa, do secretário de Estado Carlos Pimenta - aliás, não quero que seja estabelecido nenhum paralelo e tenho a maior simpatia pessoal por ele.
Mas, como estava a dizer, a fase inicial do secretário de Estado Carlos Pimenta na política de ambiente, na política de sensibilização do País para o problema ambiental. Só é pena que, depois, essa sensibilização se tenha perdido e mais nada lenha sido feito...
Em terceiro lugar, quero referir o contributo do PSD para a revisão constitucional, que também é um aspecto positivo,...

Vozes do PSD: - Ah, pois!...