O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1484 I SÉRIE-NÚMERO 41

coes, aumenta os impostos e, mesmo assim, a situação, hoje, é de grande crise nacional!

Protestos do PSD.

A indústria está numa profunda crise; a agricultura desde há muitos anos que não se encontra numa crise profunda como a que actualmente vive; e o turismo e os serviços...

Vozes do PSD: - Onde é que está a defesa da honra?!

O Orador: - Os senhores, com tanto dinheiro, destruíram, de facto, a grande possibilidade portuguesa.
O Sr. Deputado diz que os fundos comunitários foram aplicados com rigor. No entanto, devo dizer-lhe que tal não 6 verdade, porque o que o Governo do seu partido faz é traficância com esses dinheiros, e eu explico-lhe porquê.
O Sr. Presidente: - Sr. Deputado António Campos, peco-lhe que se circunscreva ao tema, que é o da defesa da sua honra pessoal.

Vozes do PSD: - Onde é que está a defesa da honra?!

O Orador: - Sr. Presidente, vou ser breve.
O Governo não actua onde sabe que há roubo, e vou demostrar isso para desmentir uma afirmação pública, de há dias, do Sr. Deputado Pacheco Pereira.
Primeiro, denunciei aqui uma causa que nunca tinha sido denunciada pelo próprio Governo; segundo, o Governo sabia o que se passava, porque tinha na mão, desde 1991, o resultado de uma inspecção privada a uma cooperativa, que informava que havia roubo na aplicação dos fundos comunitários; e, terceiro, o Governo mandou o INGA fazer um inquérito...

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, tem de concluir, porque já ultrapassou o seu tempo.

O Orador: - Sr. Presidente, vou concluir.

O Sr. Presidente: - Mas peco-lhe que o faça já!

O Orador: - ..., e o resultado foi dizer que não havia roubo. Fui eu que fui buscar os papéis para demonstrar que tal roubo existia. Hoje, isso encontra-se demonstrado em termos de opinião.

Protestos do PSD.

Os senhores não fiscalizam, os senhores traficam com dinheiro! Desafio-os a desmentir o que disse.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado António Campos...

O Orador: - Os senhores traficam para ganhar eleições e não para...

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Muito obrigado, Sr. Deputado António Campos.
Para dar explicações, tem a palavra o Sr. Deputado Rui Rio.

O Sr. Rui Rio (PSD): - Sr. Presidente, penso que, para o Sr. Deputado António Campos, esta questão da Cooperativa de Torres Vedras já começa a ser do domínio patológico e já é obsessivo, pois já não fala noutra coisa, só sabe falar nisso.

Aplausos do PSD.

Protestos do Deputado do PS António Campos.

Sr. Presidente, quando o Sr. Deputado António Campos se calar, continuarei.

O Sr. Presidente:- Sr. Deputado António Campos, agradecia que deixasse falar o orador, pois ele não quer ser interrompido.

O Orador: - O Sr. Deputado António Campos tem "vendido", na comunicação social, a imagem de que pretende a moralização de tudo isto, uma moralização que, agora, põe em causa.
O discurso sobre a degradação moral ouço-o eu, neste país, há muitos anos, pois também o ouvi em 1983 e em 1984, quando diziam que a degradação moral ia desde o Minho a Macau. Lembro-me perfeitamente disso, Sr. Deputado!

Protestos do PS.

Portanto, o discurso da degradação moral é fácil de se fazer. O Sr. Deputado pretende vender a imagem de um grande moralista, mas deixe que lhe diga que V. Ex.ª não está minimamente interessado em solucionar os problemas que levantou, porque eles são do foro judicial. V. Ex.ª está apenas interessado em atacar o Governo e em passar para o foro político um assunto que é, eminentemente, do foro judicial.

Aplausos do PSD.

O Sr. António Campos (PS): - São políticos!...

O Orador: - V. Ex.ª resolveu dar documentos à comunicação social e não os deu a esta Assembleia, como se impunha.

O Sr. Carlos Coelho (PSD): - Muito bem! É uma vergonha!

O Orador: - Porquê, Sr. Deputado?

Portanto, estou à espera de que V. Ex.ª ainda venha trazer a esta Assembleia o caso do padre Frederico, da Madeira, como sendo da culpa do Governo! Só estou à espera disso, pois só faltava essa!

Aplausos do PSD.

Para terminar, quanto à questão dos fundos estruturais serem bem ou mal aplicados,...

O Sr. António Campos (PS): - Desbaratados!...

O Orador: - ... não é o Governo nem o PSD que o diz mas, sim, o Tribunal de Contas da Comunidade, que é quem fiscaliza esses actos.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para defesa da honra da sua bancada, tem a palavra o Sr. Deputado Octávio Teixeira.

O Sr. Octávio Teixeira (PCP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Rui Rio, utilizo esta figura regimental na verdadeira