O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2102 I SÉRIE - NÚMERO 66

O Sr. Deputado é irresponsável ao fazer essas afirmações.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, queira concluir!

O Orador: - Importa referir que nos outros países da Comunidade, nomeadamente na Alemanha, é este o procedimento.
Entendemos, portanto, que as afirmações feitas pelo Sr. Deputado António Campos no seguimento de outras são de uma grande irresponsabilidade. Esperamos, pelo menos, que tenha comprovativos para que, com fundamento, possa sustentar tais afirmações.
Alertamo-lo para a campanha desenfreada que está a fazer contra a produção agrícola nacional, contra os agricultores portugueses, contra a agricultura nacional!
Era mais importante que, em lugar de levantar falsas suspeições, viesse aqui apontar uma medida de política agrícola.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, peco-lhe para terminar.

O Orador: - Termino já, Sr. Presidente.

O PS não apresenta uma iniciativa política para o sector agrícola desde há oito anos.
Sr. Deputado, em lugar de levantar suspeições, apresente o que quer, diga o que pretende para o sector agrícola, e não esteja a prejudicar consecutivamente a agricultura nacional e os agricultores portugueses.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado António Campos, havendo mais oradores inscritos para pedir esclarecimentos, V. Ex.ª deseja responder já ou no fim?

O Sr. António Campos (PS): - Respondo já, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. António Campos (PS): - Sr. Deputado Carlos Duarte, estamos a discutir questões extremamente sérias,...

Vozes do PSD: - Não parece!

O Orador: - ... que envolvem a saúde de milhões de portugueses.
O Sr. Deputado tem de se comportar, neste debate, de uma forma séria e honesta ...

Protestos do PSD.

... e tem de se comportar à altura do lugar que ocupa nessa bancada.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Deputado, já lhe apresentei os documentos que entreguei na Mesa, não só os que dizem respeito aos nomes dos criadores, onde eu próprio consegui colher os elementos para provar que havia essa doença, como lhe entreguei documentação de um laboratório nacional de investigação veterinária, em que o director-geral proibia o laboratório de...

O Sr. Carlos Duarte (PSD): - É mentira!

O Orador: - Leia a documentação que entreguei na Mesa.
O senhor é irresponsável! É-o normalmente, porque não leva estas coisas a serio. O senhor é mais um daqueles homens que eu denunciei ali da tribuna, que não tem nenhuma indignação, só está aqui para servir o poder, passando por cima de questões de alta responsabilidade do Estado.
Neste caso trata-se de uma doença de declaração obrigatória, O senhor deve saber o que isso representa.
Aliás, há convénios internacionais assinados. Portanto, não estou aqui a atacar os agricultores, os senhores é que estão a destruir...

Protestos do PSD.

... a saúde dos Portugueses, de uma forma criminosa e irresponsável.

Aplausos do PS e do Deputado independente Mário Tomé.

Eu sei que para o senhor é capaz de valer mais um bom negócio do que uma vida humana, ...

Protestos do PSD.

... mas para mim vale mais uma vida humana do que um bom negócio!

Aplausos do PS e do Deputado independente Mário Tomé.

Eu próprio, Sr. Deputado, telefonei ao director-geral, como disse na minha intervenção, e denunciei esta questão de determinada forma. Mas o Sr. Secretário de Estado, que é irresponsável, na conferência de imprensa que deu no Ministério, desmentiu-me e chamou-me mentiroso.
A prova está ali na Mesa: quem é que mente, quem são os mentirosos, quem é que se serve do poder para fazer negócio em detrimento da defesa dos interesses nacionais...

Aplausos do PS e do Deputado independente Mário Tomé.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Lino de Carvalho.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado António Campos, as informações que aqui nos trouxe são extremamente graves e atestam, em nossa opinião, a irresponsabilidade do Governo, porque sobrepõe os interesses nacionais, neste caso, os interesses da saúde pública à sua política clientelar.
São graves mas não são isolados, articulam-se com outros aspectos da política do Governo em matéria de sanidade animal, que tem vindo a público há uns tempos a esta parte.
Estamos a recordar, por exemplo, as notícias quanto aos processos de inseminação artificial nas vacas leiteiras, que atinge, em Portugal, cerca de 300 000. Grande parte das inseminações, cerca de metade, é feita com sémen importado por empresas privadas, sémen não testado, que vai contra o que está legislado.