O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 DE JUNHO DE 1993 2589

O Orador: - Sr. Deputado José Magalhães, é tão ilógico dizer que o Sr. Primeiro-Ministro reagiu tarde, quando ao fim de duas ou três horas tinha aceite o pedido de demissão do Ministro do Ambiente, como dizer que o senhor veio tarde para a bancada do Partido Socialista apenas porque só teve a coragem de ir para lá depois da queda do muro de Berlim, e não teve a coragem da sua ex-colega Zita Seabra, que saiu antes.

Risos do PS.

Se eu fosse cometer, em relação a si...

O Sr. José Magalhães (PS): - Não se meta nisso, Sr. Deputado Duarte Lima'

O Orador: - Meto-me nisso, sim! Sr. Deputado, percebo a sua verdura de neófito Percebo a sua incomodidade de neófito, mas «vem buscar lã e vai tosquiado», tem de ter paciência.

O Sr. José Magalhães (PS): - Isso & baixo!

O Orador: - V. Ex.ª tem o exclusivo da elevação, Sr. Deputado José Magalhães! Vamos fazer um almanaque, na Assembleia da República, com as intervenções elevadas do Deputado José Magalhães.

O Sr. José Magalhães (PS): - A sua intervenção fica abaixo da fossa!

O Orador: - Vamos fazer o compêndio da sua adjectivação.

Era tão ilógico dizer Isso como dizer que V. Ex.ª foi tarde para o Partido Socialista. O Sr. Deputado foi no tempo que entendeu adequado. Para mim tarde, para si possivelmente cedo, para eles nunca deveria ter saído.

O Sr. José Magalhães (PS): - Não é isso que estamos a discutir!

Risos do PSD.

O Orador: - É, sim! Percebo a dificuldade...

O Sr. José Magalhães (PS): - É tudo a propósito dos mortos!

O Orador: - Repare, Sr. Deputado José Magalhães, ontem, se o Primeiro-Ministro não tivesse tomado aquela atitude e não tivesse aceite a demissão do Ministro do Ambiente, se esse Ministro não tivesse pedido a demissão, os senhores estariam hoje, aqui - e, se calhar, justamente -, a exigi-la. Mas como o Ministro do Ambiente pôs o lugar à disposição e o seu pedido foi aceite, o Sr. Deputado, se fizesse oposição responsável, deveria qualificar isso como um exemplo louvável e deveria elogiar essa atitude do Primeiro-Ministro.

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

Eu percebo-o, porque o seu sectarismo, Sr. Deputado José Magalhães, o sectarismo em que passou muitos anos da sua vida, só lhe permite ver as coisas num sentido, e percebo...

O Sr. António Campos (PS)' - E o Ministro da Agricultura?

Vozes do PSD: - Sr. Deputado António Campos, esteja calado!

Protestos do PS.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, não tenho, infelizmente, um interruptor para desligar as vossas gargantas. Se tivesse, já o teria utilizado.
Está no uso da palavra o Sr. Deputado Duarte Lima e só ele deve falar, podendo falar outrem a quem ele conceda o direito de o interromper.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente, chamo a atenção da Mesa para o facto de, durante cerca de 1,5 minutos, ter sido interrompido e, por isso, não ter podido respeitar o tempo destinado a dar explicações.
E peço ao Sr. Presidente o favor de solicitar ao Sr. Deputado António Campos que não faça das «vacas loucas» a obsessão da sua vida Vamos discutir isso a seu tempo.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. António Campos (PS): - Não faço!

O Orador: - Quero dizer ao Sr. Deputado José Magalhães que, a meu ver, não conseguiu substantivar a sua defesa da honra,...

O Sr. José Magalhães (PS): - Três vezes!

O Orador: - Três vezes tentou, como Judas. Mas percebo porquê.

O Sr. José Magalhães (PS): - Quatro vezes!

O Orador: - Foi sem ósculo, não foi? Desta vez foi sem ósculo.
O Sr. Deputado José Magalhães, de há umas semanas a esta parte, está claramente em baixo de forma. E explico porquê: o meu colega Pacheco Pereira tem-no «levado às cordas» no programa Flash Back e o meu amigo ainda não se conseguiu restabelecer.

Aplausos do PSD.

O Sr José Magalhães (PS): - Isso é baixo!

O Sr. Presidente: - Para exercer o direito regimental de defesa da honra e consideração, tem a palavra o Sr. Deputado José Sócrates.

O Sr José Sócrates (PS): - Sr Deputado Duarte Lima, pedi a palavra apenas para que fique registado que me considero ofendido pelo facto de o Sr. Deputado, de forma insinuante e com «esperteza saloia»,...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - ... num acto que considero ordinário e vulgar, pretender..,

Protestos do PSD.

Repito: num acto ordinário e vulgar, pretender associar, de forma pretensamente esperta, um acto ofensivo da dignidade do Estado e dos sentimentos da comunidade nacional a outros actos cometidos pelo secretário-geral do meu parti-