O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2902 I SÉRIE - NÚMERO 83

O Sr. Jorge Ferreira (CDS-PP): - A favor, não! A abster!

A Oradora: - ... ou a abster-se, viabilizando o Orçamento do Estado, mas, pior do que isso, fizeram-no com base num ponto que para nós é inultrapassável, relacionado com os métodos indiciários e a colecta mínima.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem, a palavra a Sr.ª Deputada Elisa Damião.

O Sr. Jorge Ferreira (CDS-PP): - Foi só meia resposta!

A Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): - Sr. Presidente, gostaria de completar a minha resposta.

O Sr. Presidente: - Então, faça favor.

A Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): - Obrigado, Sr. Presidente.
À questão que o Sr. Deputado levantou sobre as datas das eleições autárquicas, devo dizer que, como é óbvio, considero que os prazos legais devem ser contemplados.

Vozes do PS: - Quais são?!

O Sr. Presidente: - Agora, sim, tem a palavra a Sr.ª Deputada Elisa Damião.

A Sr.ª Elisa Damião (PS): - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite, peço imensa desculpa por ter interrompido este namoro, este idílio que se adivinha,...

Risos do CDS-PP.

... e regressar ao debate que V. Ex.ª nos propõe. De facto, fiquei esclarecida e estou à espera dos próximos episódios, que são promissores.

Risos do CDS-PP.

Ao ouvir o seu discurso, julguei estar a ouvir a mim própria. O discurso da Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite, de interpelação ao actual Governo, parecia um dos meus discursos de há cinco anos, quando eu era Deputada da oposição, de esquerda e sindicalista no activo. - Só que, para minha felicidade, eu tinha coerência e razão nos discursos que fazia. V. Ex.ª até enumerou aqui alguns dos sectores que, nessa altura, era verdadeiramente preocupantes. Salientou o problema da indústria vidreira, as sucessivas manifestações e disse uma coisa que, para mim, foi particularmente chocante: o actual Ministro da Administração Interna brinca com a segurança dos portugueses.

Vozes do PSD: - Ah! Brinca, brinca!

A Oradora: - É muito chocante! Sr.ª Deputada, o actual Ministro da Administração Interna não bate nos portugueses, não é factor de insegurança dos portugueses, protege os portugueses, está a melhorar uma polícia cívica!

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

O actual Ministro da Administração Interna tem um projecto, uma cultura democrática e não manda polícias bater em polícias!

Vozes do PS: - Muito bem!

Protestos do PSD.

A Oradora: - Srs. Deputados, fiquem descansados, porque estão muito seguros na Assembleia com o actual Ministro da Administração Interna, tal como todos os manifestantes, venham eles de que sector vierem da sociedade portuguesa. Façamos justiça ao Sr. Ministro!
A Sr.ª Deputada dizia que este é um Governo injusto. Penso que este é um Governo que não é suficientemente justo para os militantes do Partido Socialista.

Vozes do PSD: - Ainda mais?!

A Oradora: - Muito mais, Srs. Deputados. Tenho uma ambição aqui assumida! Quanto mais...

Protestos do PSD.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, façam silêncio.

A Oradora: - Os Srs. Deputados até nos obrigam a ser críticos, porque os senhores não têm capacidade crítica, nem de propositura, nem de intervenção.

Aplausos do PSD.

Protestos do PSD.

Sr.ª Deputada, então, há mais desemprego?!

Vozes do PSD: - Há!

A Oradora: - Então, há menos crescimento?! Não há crescimento dos salários?! Não há crescimento do salário mínimo?! Não há crescimento das pensões?! Há aumento das desigualdades na sociedade portuguesa?!

Vozes do PSD: - Há!

A Oradora: - Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite, há o mesmo desperdício do dinheiro dos contribuintes?!

Vozes do PSD: - Há mais!

A Oradora: - Há, sim. Em algumas autarquias do PSD, há! Ainda há!

Vozes do PS: - Bem lembrado!

O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada, queira terminar.

A Oradora: - Termino já, Sr. Presidente.
Lembrou a Sr.ª Deputada essa coisa iníqua que foi uma manifestação de armadores. Mas esqueceu-se de dizer que este Governo proporcionou, pela primeira vez, a 20 000 trabalhadores um contrato de trabalho a bordo, um dia de descanso semanal, higiene, segurança e condições de vida e de trabalho. .
Sr.ª Deputada, se quiser ser sindicalista, tem de ser muito mais objectiva e séria.

Aplausos do PS.