O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1586 I SÉRIE -NÚMERO 43

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado José Carlos Tavares, inscreveram-se para pedir-lhe esclarecimentos os Srs. Deputados Roleira Marinho e Carvalho Martins.
Tem, pois, a palavra o Sr. Deputado Roleira Marinho.

O Sr. Roleira Marinho (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado José Carlos Tavares, cada vez que V. Ex.ª sobe àquela tribuna traz-nos a cor rosa, pintada no melhor tom. Infelizmente para nós, aquilo que tem acontecido no distrito com o Governo socialista é um descalabro.
Gostaria de lembrar-lhe, Sr. Deputado, que depois do lançamento dos centros de saúde efectuados pelo PSD e já lá vão quase quatro anos - nada de novo apareceu no sector da saúde. Os senhores não concluíram qualquer centro de saúde, os senhores não lançaram qualquer centro de saúde novo, mas os senhores vêm aqui falar como se o distrito já estivesse coberto com centros de saúde. No que respeita ao próprio centro de saúde da cidade de Viana de Castelo, que se vai esperando há longo tempo e cujo projecto estava pronto com o governo do PSD, ainda nem sequer apareceram as máquinas para se lançarem os alicerces.

O Sr. Jorge Roque Cunha (PSD): - É um escândalo!

O Orador: - E diz V. Ex.ª que está tudo a funcionar e que está tudo "nos carris"!
Sr. Deputado José Carlos Tavares, as especialidades de psiquiatria, que, no distrito, ocupam duas instalações - na Gelfa e em Paredes de Coura -, estão em precaríssimas condições e W. Ex.as comprometeram-se a incluir no Orçamento do corrente ano 500 000 contos para o hospital psiquiátrico da Gelfa. Onde estão esses 500 000 contos? E as instalações de Paredes de Coura que continuam completamente abandonadas, parecendo um pardieiro? O Partido Socialista não deu um passo em frente para recuperar essas instalações!
Pergunto-lhe, Sr. Deputado, quais são os investimentos adicionais, de que V. Ex.ª ali falou e que disse terem sido feitos no sector da saúde no distrito de Viana de Castelo.
O que é que os senhores fizeram quanto ao alargamento de especialidades do hospital? Continuam a falar, a ter muitas palavras, mas a não fazer coisa alguma!
Em relação à recuperação das consultas em atraso, vem V. Ex.ª dizer que está tudo "nos conformes" a não ser uma ou outra especialidade em termos de intervenção?!... Penso que a Comissão de Saúde, quando se deslocou ao distrito, terá feito esse inventário, mas V. Ex.ª dizer o que disse, quando há especialidades que têm quatro anos de atraso'...! O Sr. Deputado sabe isso, tem essa informação, mas vem aqui deturpar tudo aquilo que a Comissão de Saúde terá ouvido no distrito e vem aqui trazer dados que são completamente errados!
A única informação que o senhor trouxe e que parece que é verdadeira - se bem que a devesse ter omitido, porque é uma condição que não é nova, nada de novo traz e não serve as populações - é relativa à maior humanização que existe, consequência do alargamento dos horários de visita aos doentes do hospital. Francamente, Sr. Deputado, se pensa que isto é suficiente para aquilo de que o sector precisa no nosso distrito, estamos entendidos, tal como estamos entendidos com o Partido Socialista e com a política de saúde desenvolvida, particularmente, no distrito de Viana do Castelo.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, antes de conceder a palavra ao próximo orador inscrito, informo que estão presentes a assistir à sessão um grupo de 20 professores da Escola Secundária de Serpa, um grupo de 16 alunos da Escola Profissional de Almada, um grupo de 23 alunos da Escola Secundária Luís de Camões, de Lisboa, e um grupo de 50 alunos da Escola EB 2/3 do Alto do Moinho.
Saudemo-los!

Aplausos gerais, de pé.

Tem a palavra, para pedir esclarecimentos, o Sr. Deputado Carvalho Martins.

O Sr. Carvalho Martins (PSD): - Sr. Deputado José Carlos Tavares, eu estava lá em baixo e, de repente, ~R na televisão que o Sr. Deputado estava a fazer uma intervenção. Aumentei o volume do som da televisão e fiquei deveras estupefacto porque o Sr. Deputado estava a falar da saúde.
Devo dizer, com toda a sinceridade, que é preciso ter muita "lata" para falar da saúde do distrito de Viana do Castelo, quando o Sr. Deputado esteve, como eu estive, numa reunião onde estiveram presentes vários presidentes de câmaras do distrito. E, se bem se lembra, os quatro presidentes das câmaras - e são todos socialistas - utilizaram expressões que vou recordar para o Sr. Deputado perceber exactamente que o que eles pensam é totalmente o contrário daquilo que o Sr. Deputado disse. Um disse o seguinte: "No meu concelho tenho uma verdadeira `panela de pressão', estou cheio de a aguentar. Um dia destes tiro a minha mão de lá e os senhores vão ver as consequências". Outro disse claramente que a saúde no distrito estava pior do que há quatro anos. E outro ainda disse claramente que aquilo que foi apresentado no distrito era um quadro rosa mas que a situação era muito, muito negra.
Sr. Deputado José Carlos Tavares, perante quatro intervenções de presidentes de câmaras socialistas, V. Ex.ª tem a "lata" de vir dizer que a saúde no distrito de Viana do Castelo está melhor?! Por amor de Deus! Oiça os seus camaradas e depois tire as conclusões!
A segunda nota que me parece importante é a seguinte: fala agora da Universidade do Minho para que seja criado um pólo no distrito de Viana do Castelo para a Faculdade de Medicina. Tenho pena que V. Ex.ª não nos tenha apoiado quando aqui fizemos barulho. É que levantámos, inclusivamente, em Viana do Castelo muitas bandeiras, bandeiras que a JSD dominou, mas o Partido Socialista esteve calado no distrito de Viana do Castelo em relação à criação da Faculdade de Medicina no distrito. Penso que era importante que, hoje, o Sr. Deputado dissesse que vai lutar por uma Faculdade de Medicina no distrito de Viana do Castelo e não por um pólo da Universidade do Minho, porque disso, meu caro amigo, estamos à espera há muito tempo e sabemos que nunca mais chega!

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, para responder aos dois pedidos de esclarecimento, o Sr. Deputado José Carlos Tavares.

O Sr. José Carlos Tavares (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, admiro-me que o Sr. Deputado Roleira Mari-