O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1158 | I Série - Número 29 | 14 de Dezembro de 2000

 

E nunca lhe ouvi a mais leve preocupação para com os agricultores durienses e a lavoura do Douro quando foi co-responsável pela situação que estamos a tentar resolver e de que a senhora não pode isentar-se.

Aplausos do PS.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, agradeço que identifique a matéria da ordem de trabalhos.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, se é uma interpelação, é naturalmente relativa à orientação dos trabalhos e…

O Sr. Presidente: - Mas nem sempre assim é, Sr. Deputado, como sabe.
Mas tem a palavra.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, eu não utilizo os métodos da Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite para fazer uma intervenção completamente marginal à discussão que aqui está a ser feita, até porque V. Ex.ª, a mim, não mo permitiria. E, portanto, eu, respeitosamente, não utilizarei esse método.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Manuel dos Santos, se está a fazer ao Presidente e seu amigo uma acusação de discriminação negativa, é profundamente injusto!

O Orador: - Não, Sr. Presidente! É discriminação positiva. É a amizade que V. Ex.ª tem por mim e que sabe que tenho por si…

O Sr. Presidente: - Faça favor de prosseguir, Sr. Deputado.

O Orador (PS): - Sr. Presidente, há pouco, o Sr. Ministro afirmou aqui que o Sr. Deputado Durão Barroso tinha iniciado este debate e que, depois, teria fugido a ouvir a resposta que o Sr. Ministro lhe tinha para dar.

O Sr. José Barros Moura (PS): - E é verdade!

O Orador: - Isso provocou uma reacção violenta, aliás, nunca vista. Eu nunca tinha visto Deputados aos saltos numa bancada e agora vi dois Deputados, um deles era até, por acaso, a Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite, aos saltos na bancada do PSD!

Protestos do PSD.

Mas quero confirmar a V. Ex.ª que o Sr. Deputado Durão Barroso entrou aqui depois do Sr. Ministro da Agricultura ter falado e não esteve nem na 1.ª Comissão, nem na reforma fiscal, nem na Comissão de Economia, Finanças e Plano. O Sr. Deputado Durão Barroso esteve nos corredores a «incendiar» os cidadãos deste País.

Aplausos do PS.

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Isso não é verdade!

O Sr. Durão Barroso (PSD): - Sr. Presidente, peço a palavra para exercer o direito regimental da defesa da honra.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Durão Barroso (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Manuel dos Santos…

O Sr. Basílio Horta (CDS-PP): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Basílio Horta, a defesa da honra tem prioridade sobre a interpelação.

O Sr. Basílio Horta (CDS-PP): - Sr. Presidente, peço desculpa mas se o Sr. Deputado Durão Barroso pediu a palavra para exercer o direito regimental da defesa da honra pessoal, este será exercido no fim do debate, se foi para o da defesa da honra da bancada, este já foi feito.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Durão Barroso está a fazer defesa da honra em relação a afirmações que foram feitas agora.

O Sr. Basílio Horta (CDS-PP): - Dá-me licença, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. Basílio Horta (CDS-PP): - Sr. Presidente, é para exercer o direito regimental da defesa da honra pessoal,…

O Sr. Presidente: - É pessoal, com certeza.

O Sr. Basílio Horta (CDS-PP): - … porque a defesa da honra da bancada acabou de ser feita.
Sr. Presidente, já é tempo de falar do Douro, de falar dos problemas das pessoas! Estamos aqui para isso e não para nos embrulhados em assuntos pessoais! É uma vergonha para as pessoas que estão nas galerias e para o País!

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, ainda não lhe dei a palavra.

O Sr. Basílio Horta (CDS-PP): - Por amor de Deus! Se é para isso vamos embora!

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, ainda não lhe dei a palavra.
Sr. Deputado Basílio Horta, devo dizer-lhe que também eu não gostaria - e falo contra o meu próprio partido - de ouvir dizer que andava nos corredores a «incendiar» a opinião pública. Por isso, dei a palavra ao Sr. Deputado Durão Barroso, para se defender dessa acusação, que considero da maior gravidade.

O Sr. Basílio Horta (CDS-PP): - Sr. Presidente, peço a palavra.