O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2668 | I Série - Número 68 | 05 De Abril De 2001

alistas de Fafe ainda atiravam com as culpas para o governo do PSD. E agora como é? Nem o facto de a Câmara e o Governo serem ambos socialistas foram suficientes para alterar o estado actual das coisas.
Argumentavam os socialistas que seria bom para o concelho ter uma câmara e um governo da mesma cor política. Mas afinal para quê? Tudo serviu para enganar a população, para lhe «arrancar» o voto, porque a conclusão é óbvia: ambos, câmara e governo, são impotentes e incapazes para imprimir uma dinâmica nova, quer a Fafe quer a Portugal.
Da nossa parte, já há muito que percebemos que a ligação a Guimarães só será concretizada quando o governo mudar e quando aquele em quem muito confiamos subir ao poder, como é nosso desejo, de seu nome Durão Barroso.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Inscreveram-se, para formular pedidos de esclarecimento ao Sr. Deputado Eugénio Marinho, os Srs. Deputado Luís Miguel Teixeira e Nuno Teixeira de Melo.
Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Miguel Teixeira.

O Sr. Luís Miguel Teixeira (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Eugénio Marinho, estive a pensar seriamente se deveria responder à intervenção que V. Ex.ª acabou de produzir. Isto porque, pessoalmente, considero absolutamente demagógico o que V. Ex.ª disse, num tom e com termos absolutamente inaceitáveis.
Começo por recordar alguns aspectos da sua intervenção. V. Ex.ª veio aqui falar-nos de obras. Falou na ligação de Guimarães a Fafe e falou, também, na A7. Devo recordar ao Sr. Deputado que não veio aqui, a este Parlamento, trazer nada de novo. O senhor falou de obras que, efectivamente, são estruturais para a nossa região e para o distrito de Braga, mas não referiu que essas obras já estão todas lançadas, quer o IC5, quer esse troço de ligação da variante de Fafe a Guimarães, quer a A7, que, como V. Ex.ª sabe, é uma via estruturante e fundamental que vai ligar Guimarães e Fafe a Vila Pouca de Aguiar, entroncando aí com o IP3, em direcção à fronteira de Chaves com Espanha, que é uma via que nos vai ligar - a minha região, a sua região - ao centro da Europa e vai-nos pôr em contacto com o litoral.
No entanto, deixe-me recordar-lhe, Sr. Deputado, um aspecto que consideramos essencial: o senhor falou na variante de Fafe, que foi lançada, como V. Ex.ª sabe, no tempo do seu governo, do governo do Partido Social Democrata. Só que no tempo do vosso governo as coisas eram feitas sem planeamento absolutamente nenhum. Essa é que é a realidade!

Risos do PSD.

O que acontece, na realidade, é que nós saímos, por exemplo, de Cabeceiras de Basto, chegamos a Fafe, encontramos uma pequena variante e, depois, temos de andar uma série de quilómetros e gastar um tempo infindável até chegarmos à auto-estrada de Guimarães.
Ora, foi o Governo do PS, o Sr. Ministro Jorge Coelho, que lançou essa obra e o senhor esteve no seu auto de consignação. Ela está consignada, mas, em Maio, a União Europeia exigiu estudos de impacte ambiental rigorosos e o que sucedeu - como está a acontecer com várias obras no País - foi que, por força dessa imposição da União Europeia, a obra tem de ser reformulada, e o senhor veio aqui com uma postura demagógica e inaceitável referir aspectos e obras que já estão lançadas pelo Governo do PS.

Protestos do PSD.

Fomos nós que tivemos a coragem política de lançar essas obras, relativamente a situações que o PSD e os seus governos nunca conseguiram resolver.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, para responder, o Sr. Deputado Eugénio Marinho.

O Sr. Eugénio Marinho (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Luís Miguel Teixeira, muito obrigado pela sua questão. Penso que ela só contribuirá para acentuar ainda mais aquilo que é a realidade do que se passa relativamente à via que aqui referi.
Referi-me concretamente a uma via, mas o Sr. Deputado misturou as vias todas. De qualquer forma, digo-lhe que, de todas as vias que o senhor falou, em seis anos de Governo socialista não temos 1 m de estrada que seja no que ao concelho de Fafe respeita.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Essa é que é a realidade, Sr. Deputado! O senhor parece o Sr. Ministro João Cravinho, que nos falava dos 500 km de auto-estradas virtuais que nunca encontrámos em lado nenhum.

O Sr. Ricardo Gonçalves (PS): - Vai encontrar!

O Orador: - No meu concelho, no nosso distrito, Sr. Deputado, não conheço essas estradas a que se refere.
O senhor referiu-se aqui, concretamente, à questão da ligação a Guimarães e, nomeadamente, ao acto de adjudicação, em que estive presente, obviamente que estive presente. Aliás, como já referi, considero curioso por que é que os Srs. Ministros do Partido Socialista vão aos actos de adjudicação das obras. Antigamente, VV. Ex.as criticavam os ministros do PSD por inaugurarem obra, mas quando lá iam a obra estava feita, estava completa! As pessoas podiam utilizá-la, Sr. Deputado!

O Sr. Luís Miguel Teixeira (PS): - Sem planeamento!

O Orador: - Hoje, Sr. Deputado, navegamos nas vias virtuais, na Internet, na vossa Internet, naquela que o vosso Primeiro-Ministro vos tenta passar.

Protestos do PS.

São essas vias virtuais que, no nosso distrito e, particularmente, no meu concelho, conheço.
Sr. Deputado, gostava de saber o que é que tem dificultado tanto a acção do seu Governo para que apenas 5 km de via demorem tantos anos a realizar. Estamos a falar de 5 km! Está tudo na mesma, Sr. Deputado, e não sou eu que o digo, mas o Sr. Presidente do Instituto das Es