O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0235 | I Série - Número 005 | 26 de Setembro de 2003

 

Sr.ª Deputada Luísa Mesquita, durante 30 anos tive oportunidade de viver este sistema e sei perfeitamente o resultado a que se chegou. Vivi-o na própria academia, no dia-a-dia, passando por todos os órgãos de gestão, para os quais fui eleito, Sr.ª Deputada!

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - O senhor é um mártir da democracia!

O Orador: - Sinceramente, não aceito que alguém que, porventura, não passou por esse estados me venha dar lições neste momento. Passei por todos eles, através de uma eleição directa de todas as academias!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

A nossa preocupação, Sr.ª Deputada, é que a vossa demagogia vai ao ponto de, claramente, prejudicar os nossos diplomados de amanhã. Esse, sim, é o grande problema.
Com certeza, a Sr.ª Deputada não acredita que tem a exclusividade ou o monopólio da democracia, por isso faz uma certa confusão que nos venham tentar acusar de estarmos contra a democracia. Será que a sua democracia é a da Bielorrússia? Será, Sr.ª Deputada?

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do PCP.

Será que a Sr.ª Deputada, neste momento, nega a democracia a países como a Alemanha ou a Espanha? Esse é o nosso tipo de democracia, Sr.ª Deputada, que ninguém tenha dúvidas a esse respeito!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do PCP.

A Sr.ª Deputada referiu-se a um projecto que foi apresentado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e, a esse propósito, posso dizer que, em termos de órgão de gestão, não consegui encontrar maior demagogia, porque quando os questionei concretamente sobre o projecto, responderam-me: "Sr. Ministro, não faz mal, porque continuamos a ter maioria devido às inerências".
Pois bem, não contem comigo para habilidades dessas!

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Vamos ter uma conduta livre, democrática e frontal, não vamos andar aqui a rodear problemas, porque não é o que pretendemos. Pretendemos, sim, resolver os problemas que interessam neste momento aos jovens de Portugal.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

De acordo com a demagogia a que nos habituou, a Sr.ª Deputada Luísa Mesquita vem agora perguntar por que é que os politécnicos não têm ciência. Sr.ª Deputada, hoje faz ciência quem tem competência, não podemos andar a brincar à ciência!

Protestos do PCP.

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - Ah! Os politécnicos não têm competência?! São incompetentes!

O Orador: - Dão-me licença que continue, Srs. Deputados?
Neste momento, a sua atribuição tem de ser feita por mérito, em função dos projectos, da capacidade do corpo docente e da graduação. Esse, sim, é o critério correcto, e os politécnicos e as universidades agradecem. Não basta, pura e simplesmente, lançar dinheiro, pois não é desse modo que se resolvem os problemas do ensino superior e da ciência em Portugal.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

Protestos do PCP.

O Orador: - Sr. Deputado João Pinho de Almeida, a proposta de lei demonstra, essencialmente, uma confiança muito grande nas instituições do ensino superior. Pelo contrário, os partidos da oposição demonstram que pretendem aferrolhar e criar, praticamente, um processo unitário. Não é o que nós queremos.