O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0882 | I Série - Número 017 | 25 de Outubro de 2003

 

O Sr. Presidente (Lino de Carvalho): - Não há defesa da honra sobre defesa da honra, Sr. Ministro. Não posso dar-lhe a palavra para esse efeito.

O Sr. Ministro da Segurança Social e do Trabalho: - Muito obrigado, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente (Lino de Carvalho): - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Patinha Antão.

O Sr. Patinha Antão (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados: Estranhamente, boa parte da nossa esquerda está convencida de que detém o monopólio do combate à pobreza e o da sensibilidade social,…

Vozes do PSD: - Muito bem!

Protestos do Deputado do BE Luís Fazenda.

O Orador: - … como se tal fosse um cromossoma exclusivo do seu código genético, ou uma marca natural da sua prática política.
A verdade, porém, é que nem a História, nem a prática política recente validam tal presunção, antes a repudiam.
Comecemos pela História. "A experiência histórica dos países socialistas demonstrou tristemente que o colectivismo não suprime a alienação, antes a aumenta,…

A Sr.ª Odete Santos (PCP): - Mesmo aí, a taxa de pobreza é inferior à nossa!

O Orador: - … e a ela junta ainda a carência das coisas necessárias e a ineficácia económica". Esta frase, espelho de um quotidiano dolorosamente vivido pelos muitos milhões de pobres que a monstruosidade do socialismo real gerou,…

O Sr. António Pinheiro Torres (PSD): - Muito bem!

Protestos da Deputada do PCP Odete Santos.

O Orador: - … que poderia ter sido escrita por qualquer um de nós - excepto por uma minoria que ainda se revê nos "amanhãs que cantam", ou na "gloriosa" Albânia dos tempos de Enver Hoxa -, foi, no entanto, escrita, Srs. Deputados, pelo Papa João Paulo II, na Encíclica Centesimus Annus, e não se apagará tão cedo da memória de todos nós.

O Sr. António Pinheiro Torres (PSD): - Muito bem!

O Orador: - O destaque que damos à palavra da Igreja, logo no início deste debate, não surge por acaso, é mesmo intencional. É que os melhores resultados que têm sido alcançados na luta contra a pobreza, quer no mundo, quer no nosso país, beneficiam em geral da sua presença activa, ou da sua inspiração fecunda.

O Sr. António Pinheiro Torres (PSD): - Muito bem!

Protestos da Deputada do PCP Odete Santos.

O Orador: - Com efeito, não é na reserva moral de um qualquer republicanismo laico, ou ateu, que as melhores práticas de políticas de solidariedade nasceram entre nós. É antes, na reserva moral da compaixão e do altruísmo de inspiração cristã, que a espantosa rede de solidariedade da sociedade civil portuguesa possui.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

É por isto, Sr.as e Srs. Deputados, que o contributo de uma qualquer rede de lojas maçónicas no combate à pobreza sempre foi muito inferior ao da rede de Misericórdias. E é por isto também que a esquerda