O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1740 | I Série - Número 030 | 11 de Dezembro de 2003

 

disse há bocado, completamente "abandonado numa cama"…! O que é que nós fizemos? Fomos buscá-lo a uma cama "em coma", onde "estava praticamente para morrer" - e, obviamente, far-lhe-iam o "funeral" logo a seguir… -, "metemo-lo na unidade de cuidados intensivos", "reanimámo-lo" e hoje temos, de facto, o Serviço Nacional de Saúde "salvo". Esta é uma situação com a qual sempre pensei que o Partido Comunista estivesse, naturalmente, satisfeito, por isso é que eu disse que devia ter um papel de reconhecimento em relação ao trabalho que estava feito, em vez do preconceito, da desconfiança e da crítica permanentemente destrutiva.

Vozes do PSD: - Muito bem!

A Oradora: - Tenho pena que o Sr. Deputado Bernardino Soares, por quem tenho toda a simpatia, me tenha dito que não falei no hospital de Seia. Eu sei que o Sr. Deputado vai muitas vezes ao distrito da Guarda, mais vezes do que alguns Deputados que foram eleitos pelo Círculo Eleitoral da Guarda,…

O Sr. Patinha Antão (PSD): - É a preocupação em não perder eleitores!

A Oradora: - … e eu saúdo isso. V. Ex.ª foi lá três vezes, mas eu vou lá muitas mais vezes.
O hospital de Seia foi várias vezes prometido pelo anterior governo, que praticamente o deixou cair.
Mais: o hospital da Guarda foi seis vezes promessa em períodos eleitorais. Sabe o que é que fizeram, Sr. Deputado? Eu sei que sabe. O hospital da Guarda teve apenas o enguiço da "cadeira partida", teve apenas uma visita do ministro. Para quê? Para dizer: "Este hospital tem de ter é mais remendos".
Repare que não é possível um distrito, que foi penalizado pelo governo socialista, ter, de um dia para o outro, em apenas dois anos, a construção de raiz de dois novos hospitais.

Protestos do Deputado do PCP Bernardino Soares.

Mas eu não lhe dei uma esperança em relação ao hospital de Seia. É mais do que isso: eu dei-lhe a certeza de que nós vamos resolver e vamos encontrar uma solução para, a contendo dos profissionais,…

O Sr. Patinha Antão (PSD): - E das populações!

A Oradora: - … satisfazer os doentes de Seia.
Em relação às graves carências, de facto, eu sei, porque também sabe que eu sei,…

Risos do PCP e da Deputada de Os Verdes Isabel Castro.

… que o problema dos médicos, da falta de pediatras principalmente - foi essa a sua questão - é um problema estrutural e crónico. Felizmente, foi este Governo que teve a coragem de abrir mais especialidades e de aumentar 30% no acesso às Faculdades, criando, inclusive, dois hospitais com Faculdades de Medicina.
Portanto, dizer isso não faz sentido. Penso que é hora de deixarmos o passado, é hora de não estarmos ligados a dogmas, a preconceitos e de…

O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada, o seu tempo esgotou-se.

A Oradora: - Vou já terminar, Sr. Presidente.
Como eu dizia, é hora não de utilizar a cassette que, hoje, já foi várias vezes utilizada pelo Partido Comunista,…

Protestos do PCP.

… mas de mostrar abertura e disponibilidade para acreditar nesta reforma porque ela "é amiga" dos profissionais,…

Vozes do PS: - Eles não dão conta!

A Oradora: - … "é amiga" do Serviço Nacional de Saúde porque, acima de tudo, "é amiga" dos cidadãos.