O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5087 | I Série - Número 092 | 27 de Maio de 2004

 

tivermos em conta que, na zona euro e na Europa dos Vinte e Cinco, tal rubrica decresceu 0,2%. Os senhores entendem que estes dados são de desconsiderar?
Segundo, de acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional, no final do mês de Abril, verificou-se uma diminuição de cerca de 9000 desempregados inscritos nos centros de emprego. Assim, o desemprego registado no mês de Abril representou uma diminuição de 1,9% relativamente ao mês anterior, o que não deixa de ser um facto extremamente positivo, que parece que só os senhores não conseguem ver!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Terceiro, os dados da execução orçamental de Janeiro a Abril deste ano evidenciam que a despesa total cresceu somente 0,7% (face ao ano anterior, obviamente), enquanto a receita total cresceu 6,8%.
Pergunto, Sr. Deputado: esta evolução a que assistimos na receita não será já um indício da alteração do ciclo económico?

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Até poderia continuar a divulgar mais dados, Sr. Deputado, mas fico-me por aqui.
Hoje, cada notícia que surge na comunicação social e que apresenta Portugal cada vez melhor parece ser uma má notícia para os senhores!…

Vozes do PSD: - É verdade!

O Orador: - Felizmente, longe vai o tempo do regabofe dos governos socialistas. Estamos em tempo de rigor, rigor no controlo da despesa pública, rigor na consolidação das finanças públicas.
Os senhores não têm autoridade moral nem política para criticar o Governo;…

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - … os senhores foram verdadeiramente os campeões do despesismo e do desperdício; os senhores não souberam aproveitar o vosso tempo de governação para racionalizar e conter o crescimento da despesa pública, para reequilibrar o Orçamento e para reformar a gestão e a Administração Pública.
Sr. Deputado Hasse Ferreira, tal como o senhor, também não resisto a fazer a seguinte citação: "Quem tantas vezes prometeu reformas e outras tantas as adiou, ou delas desistiu à primeira resistência dos interesses molestados, não pode senão esperar desconfiança". Esta citação é de Vital Moreira, antigo Deputado socialista, e foi produzida em Junho de 2001, dirigida ao governo do Eng.º António Guterres.

Vozes do PSD: - Exactamente!

O Orador: - Mas disse mais, e passo a citar: "Seis anos depois de iniciar funções, vai agora ser posta à prova a fibra de que é feita a governação socialista".
De facto, poucos meses depois, os senhores demonstraram a fibra: fugiram!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente (Narana Coissoró): - O Sr. Deputado já esgotou largamento o tempo de que dispunha.

O Orador: - Termino já, Sr. Presidente.
Foi a fibra da fuga ou, possivelmente, a fuga da fibra…
Sr. Presidente, termino com duas perguntas muito telegráficas: até quando os senhores vão fugir da realidade? Até quando vão os senhores fechar os olhos a todos estes dados que indiciam a recuperação económica?

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente (Narana Coissoró): - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Joel Hasse Ferreira.