O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5713 | I Série - Número 106 | 28 de Julho de 2004

 

do seu discurso, depois da sua intervenção e depois deste Programa, este Governo começou a morrer hoje. Está a morrer lentamente à nossa frente!

Protestos do PSD.

Vote depressa, antes que ele desapareça!
Em todo o caso, tem a minha solidariedade. Paz à sua alma!

Aplausos do BE.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Primeiro-Ministro: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Francisco Louçã, permita-me que o saúde democraticamente.
Trato-o por Deputado Francisco Louçã. Não sei se me leva a mal tratá-lo pelo cargo. Se quiser, trato-o por Dr. Francisco Louçã… Não sei o que prefere.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Francisco Louçã (BE): - Não há problema!

O Orador: - Mas eu, apesar de termos sido colegas de liceu, desde os 10 anos, e de turma e de nos conhecermos há muitos anos, por respeito democrático, trato-o pelas funções que ocupa, e não levará a mal.
Portanto, Sr. Deputado Francisco Louçã, estava a ouvi-lo e a pensar: "Eu já ouvi isto! Já ouvi isto várias vezes!". Acho que o estilo do Sr. Deputado é sempre o mesmo.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - É o estilo "cassete"!

O Orador: - O Sr. Deputado achou o meu discurso insípido -parece-me que foi esse o termo que empregou. Acontece que eu já o tinha ouvido dizer o mesmo ao anterior primeiro-ministro Durão Barroso em debates que não vou dizer que ganhou ou perdeu mas em que, com convicção, expôs os pontos de vista do seu governo.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Portanto, Sr. Deputado, conheço o seu estilo, reconhecendo embora que hoje é mais falador do que era noutros tempos.

Risos do PSD e do CDS-PP.

Mas o seu estilo, Sr. Deputado Francisco Louçã, diz sempre o mesmo, independentemente do Primeiro-Ministro, ou do discurso, ou dos governos.
Há três coisas que diz sempre: primeira, que aquilo que foi dito é banal e não tem interesse nenhum; segunda, está ligado a interesses e, portanto, ou é o grupo A ou o grupo B… Aliás, se o Sr. Deputado, um dia destes, fizer uma conferência sobre este assunto, irei assistir com todo o gosto, porque já vi que sabe muito da matéria. Mas eu confesso que isso é assunto que não quero saber o que o Sr. Deputado sabe. Quero ter a noção da economia… É que eu oiço-o sempre falar do grupo… Há uns anos era outro partido que falava num conjunto de famílias - Mello, Champalimaud… -, agora é o Sr. Deputado Francisco Louçã que acha sempre que há uma ligação…! Olhe, eu não sei, por exemplo, como é que surgiram tantos outdoors do Bloco de Esquerda por todo o País! Eu não sei fazer essas ligações do Bloco de Esquerda com interesses!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do Deputado do BE João Teixeira Lopes.

Não sei! Não faço ideia!
Por isso, um dia destes, como eu disse, estou disposto a ir a uma conferência sua sobre a ligação entre