O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0043 | I Série - Número 005 | 28 de Setembro de 2006

 

O Orador: - Aos 100 000 milhões na proposta do Governo! Posso chegar aos 100 000 milhões, tenho aqui os números!
Contudo, gostaria que o Sr. Primeiro-Ministro pudesse explicar a diferença que há, no défice, entre o caminho a que nos conduz a proposta do PS e o caminho a que nos conduz a proposta do PSD. É isso que os portugueses querem saber.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Primeiro-Ministro: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Luís Pais Antunes, em primeiro lugar, ponhamos de lado os argumentos próprios dos comentadores de fim-de-semana, isto é, a ideia de que eu estaria em campanha e que, por isso, vim aqui fazer um debate que me garantiria uma maior popularidade à esquerda. Nada disso, Sr. Deputado, vim aqui participar num debate importante sobre a segurança social…

Vozes do PSD: - Sobre o nosso projecto!

O Orador: - … do qual não tenho medo!
O Sr. Deputado, porventura, ficará incomodado com algum dos argumentos que referi, que expõem perante os portugueses as dificuldades, a aventura e a irresponsabilidade da sua proposta.

Aplausos do PS.

E deixe-me começar pelo seu extraordinário argumento. O Sr. Deputado manda fazer um relatório a uma empresa sobre o sistema complementar obrigatório e acha que ele deve ficar no segredo do Estado? Acha que ele não deve ser divulgado? Acha que isso não deve ser conhecido pelos portugueses, para que eles possam ajuizar melhor qual o sistema que querem? O Sr. Deputado tem medo das conclusões deste relatório?

O Sr. Luís Pais Antunes (PSD): - Não!

O Orador: - Pois, então, por que é que não o divulgou? A isso ainda não respondeu! Por que é que o Sr. Deputado não o divulgou? Vou explicar-lhe porquê. Porque este relatório contradiz o que o Sr. Deputado anda a dizer!

O Sr. Luís Pais Antunes (PSD): - Não é verdade! Leia as conclusões!

O Orador: - O Sr. Deputado tem andado a dizer, naquilo que considero ser uma demagogia irresponsável, que os fundos da capitalização oferecem uma rentabilidade superior à da segurança social.

O Sr. Luís Pais Antunes (PSD): - É verdade!

O Orador: - Este relatório contradiz isso!

O Sr. Luís Pais Antunes (PSD): - Não é verdade!

O Orador: - Contradiz! E o Sr. Deputado nem pode argumentar que não sabia, porque tinha este relatório.

O Sr. Luís Pais Antunes (PSD): - E outros!

O Orador: - E não apenas este relatório, Sr. Deputado! Há muitos estudos que são claros em mostrar que a rentabilidade dos fundos de capitalização é inferior ao aumento das contribuições para a segurança social, portanto, àquilo de que depende o aumento das pensões.

O Sr. Luís Pais Antunes (PSD): - Sabe que isso não é verdade!

O Orador: - Por isso, Sr. Deputado, o meu argumento permanece.
Em primeiro lugar, a vossa proposta é uma aventura porque põe em causa as contas públicas.

O Sr. Luís Pais Antunes (PSD): - A vossa é que põe!