I SÉRIE — NÚMERO 18
18
igualmente cínico e um eufemismo desastroso, porque aquilo que este Governo prepara, talvez de uma forma mais camuflada, é exactamente o que quer o PSD: é o maior despedimento colectivo na História.
Vozes do PSD: — Não é nada disso!
Vozes do CDS-PP: — E daqui a dois anos também!
Pois olhe, Sr. Ministro Estado e das Finanças, falar de supranumerários e de mobilidade não deixa de ser igualmente cínico e um eufemismo desastroso, porque aquilo que este Governo prepara, talvez de uma forma mais camuflada, é exactamente o que quer o PSD: o maior despedimento colectivo na história.
Vozes do PSD: — Não é nada disso!
Vozes do CDS-PP: — E daqui a dois anos também!
O Orador: — Diga-nos se não é assim.
Aplausos do BE.
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Ministro de Estado e das Finanças.
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, gostaria de, no tempo que me é concedido, responder às perguntas colocadas pelos Srs. Deputados, que são bastantes, e, por isso, terei de seleccionar aquelas que me parecem ser as mais relevantes e às quais irei responder.
Vou começar por responder à Sr.ª Deputada Rosário Águas quanto à questão de credibilidade. Se quisermos falar de credibilidade, Sr.ª Deputada, olhemos para a evolução da despesa nos anos em que o PSD foi governo e para a evolução da despesa durante este Governo.
Protestos do PSD.
A credibilidade está aqui ilustrada.
O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Isso é em percentagem do PIB?
O Orador: — É, com certeza, em percentagem do PIB.
Mas, Sr.ª Deputada, também podemos falar em termos nominais. A Sr.ª Deputada sabe quanto é que, em média, aumentou a despesa nominal durante os três anos do vosso governo? Aumentou 5,8% ao ano.
Protestos do Deputado do PSD Agostinho Branquinho.
Sabe quanto é que está a aumentar nos dois anos de governação deste Governo? 1% ao ano! Quer continuar a falar de credibilidade, Sr.ª Deputada? Podemos continuar a falar de credibilidade, mas aconselhava-a a ser um pouco moderada e mais cautelosa nesta matéria.
Risos da Deputada do PSD Rosário Cardoso Águas.
Sr.ª Deputada, o PRACE está em marcha,…
A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Em marcha atrás!
O Orador: — … o PRACE é para ser executado e, quanto a esta matéria, respondendo não só à Sr.ª Deputada Rosário Águas mas também ao Sr. Deputado Diogo Feio, devo dizer que «já vi este filme» no ano passado. No ano passado, era «Crescimento, 1,1%?! Isto é demais, não dá para acreditar!». «Emprego ou desemprego? Vai agravar o desemprego!». «Exportações? Mas que optimismo!». Os resultados estão à vista!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Não foi nada disso!
O Orador: — Daqui a um ano, vamos falar sobre o PRACE, vamos falar sobre a reforma da Administração Pública,…
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — E daqui a dois anos também!