O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 DE NOVEMBRO DE 2006

19

O Orador: — … e vão ver que, de facto, haverá reorganização da Administração Pública, que haverá um novo sistema de carreiras e remunerações e que haverá, com certeza, um sistema de avaliação dos serviços e dos funcionários.

Aplausos do PS.

O PRACE está em marcha e, no fim deste ano, teremos propostas muito concretas nos vários domínios.

Protestos da Deputada do PSD Rosário Cardoso Águas.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Quantos funcionários?!

O Orador: — Teremos as leis orgânicas ao nível da fase II do PRACE, teremos uma proposta quanto a carreiras e remunerações e teremos, também, a reformulação do sistema de avaliação.
No que se refere às questões levantadas pelo Sr. Deputado Diogo Feio, gostaria de o tranquilizar quanto às previsões da Comissão Europeia.

O Sr. José Junqueiro (PS): — Ele merece!

O Orador: — O Sr. Deputado deve saber que a Comissão Europeia previa que o défice este ano ia ser de 5%;…

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Eu perguntei como vai fazê-lo!

O Orador: — … agora, já reconhece que vai ser de 4,6%.
Mais: a Comissão Europeia achava que para o ano iria ser de 4,9%; agora, já acha que vai ser de 4%.
Parece-me que as previsões e o desvio da previsão revelado pela Comissão Europeia são elucidativos e, mais uma vez, confronto as previsões da Comissão Europeia com os resultados obtidos, e é nessa base que argumento.

O Sr. José Junqueiro (PS): — Muito bem!

O Orador: — Recordo, mais uma vez, que estou muito pouco preocupado com «o passageiro do lado» que está sempre »com medo de bater e que nos despistemos». Eu vou «ao volante», o Governo está «no volante», sabemos o que estamos a fazer e chegaremos a bom porto. Não tenho dúvidas quanto a isso!

Aplausos do PS.

Protestos do CDS-PP e do BE.

Quanto aos impostos, o Sr. Deputado está muito enganado: não há aumentos das taxas dos impostos,…

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — São dois!

O Orador: — … os impostos que são aumentados foram anunciados aquando da apresentação do Programa de Estabilidade e Crescimento e só esses é que são mexidos. Não há, pois, novos aumentos de impostos.
Constato, de facto, o grande espírito de solidariedade do Sr. Deputado para com classes mais «desfavorecidas», como, por exemplo, um jogador de futebol russo que mencionou.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Não, não! Nada disso!

O Orador: — Constato também que o Sr. Deputado continua a inspirar as suas intervenções políticas e os seu esclarecimento na leitura diária dos jornais. É uma prática que tem vindo a revelar-se muito consistente.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Também não é verdade!

O Orador: — Quanto aos tribunais fiscais, gostaria de o elucidar: há alterações nesta proposta de lei de Orçamento que vão permitir à administração fiscal resolver muitas das situações fiscais que até agora têm sido remetidas aos tribunais, aliviando-os de pequenos processos, sendo esses resolvidos ao nível da administração fiscal; está já em curso um processo de reforço dos tribunais administrativos e fiscais para, precisamente, resolver os processos em atraso; e teremos algumas dezenas adicionais de juízes que irão reforçar esses tribunais e que irão permitir resolver os processos em atraso.