O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 DE NOVEMBRO DE 2006

61

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Abel Baptista.

O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Luiz Fagundes Duarte, parece-me que esteve a ler um Orçamento para 2007 diferente daquele que estamos aqui a discutir hoje.

Vozes do PS: — Oh…!

O Orador: — É provável que seja o do próximo ano.

O Sr. António Carlos Monteiro (CDS-PP): — Muito bem!

O Orador: — O senhor parte de premissas certas, de que é necessário maior investimento na formação,…

O Sr. Luiz Fagundes Duarte (PS): — Precisa de óculos!

O Orador: — Também uso, Sr. Deputado! Por isso mesmo é que li muito bem o Orçamento! Provavelmente, deve ter de passar pelo oftalmologista, porque os seus óculos não estão muito bem.

Vozes do PS: — Oh!…

O Orador: — Como eu dizia, relativamente a esta sua intervenção, verificámos que parte de algumas premissas correctas, mas o Orçamento tira conclusões erradas. Faz falta, efectivamente, um grande investimento na formação dos portugueses.
Verificámos, na educação, um decréscimo de, pelo menos, 4,2% e, no ensino superior, um decréscimo acima dos 7%, sendo que no caso dos politécnicos atinge 14% o desinvestimento por parte do Estado. É verdade que há um maior investimento em ciência, mas é para uma elite muito pequena deste País, sendo que parte desse dinheiro vai ser gasto até para contratar 50 novas cátedras para professores estrangeiros, o que, efectivamente, poderá não ser muito bom para o ensino superior em Portugal.

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Muito bem!

O Orador: — Sr. Deputado, explique como é que as universidades e os politécnicos portugueses poderão pôr em prática o Processo de Bolonha com um corte abrupto nas verbas que são determinadas no ensino superior.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Luiz Fagundes Duarte.

O Sr. Luiz Fagundes Duarte (PS): — Sr. Presidente, começo por responder à Sr.ª Deputada Luísa Mesquita, não resisto ao charme da Sr.ª Deputada, que, seja qual for a discussão que se tenha nesta Casa, diz sempre as mesmas coisas, faz sempre as mesmas perguntas e tira sempre as mesmas conclusões.

Aplausos do PS.

Protestos da Deputada do PCP Luísa Mesquita.

A Sr.ª Deputada é muito divertida! É muito divertida!

Protestos da Deputada do PCP Luísa Mesquita.

Fale-se do que se falar nesta Casa, a Sr.ª Deputada fala sempre dos laboratórios do Estado.

Protestos do PCP.

Chego a suspeitar de que haja aí alguma ligação com alguns países do Extremo Oriente, que eu não gostaria aqui de referir.

Vozes do PCP: — Ó Sr. Deputado!…