O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

39 | I Série - Número: 057 | 8 de Março de 2007

O Orador: — Vamos falar em relação ao futuro.
Em relação ao futuro, devo dizer que denotei claramente, em toda a oposição, a ausência de menção de uma das medidas importantes para o País: a inovação. De facto, as vossas intervenções nada têm de inovador, já todos as conhecemos,…

Protestos do PSD e do PCP.

… são sempre as mesmas, não nos trazem nada de novo. Era importante terem um contributo determinante em termos de inovação que é fundamental para o País.
A esse nível, até chegamos a uma conclusão. É que parece que a oposição, de repente, veio de um qualquer planeta, numa nave, chegou aqui, aterrou e esqueceu-se do que se passou em anos anteriores e do que foi ou não feito, dos compromissos que foram firmados pelo governo anterior e que este Governo, como um governo de bem, tem respeitado,…

O Sr. Ricardo Martins (PSD): — Tem quê? Então, cancelou todas as agro-ambientais!

O Orador: — … tendo assumido, inclusivamente, as responsabilidades em termos de planeamentos quinquenais.
Sr. Ministro da Agricultura, quero dar-lhe os parabéns por nos ter vindo apresentar o PDR. Aliás, já nos tinha apresentado, em Dezembro, a pen contendo o PDR inicial, quando veio à Comissão de Assuntos Económicos, altura em que verificámos claramente que a oposição se recusou…

O Sr. Ricardo Martins (PSD): — E bem!

O Orador: — … a ouvir o Sr. Ministro expor as linhas gerais daquele Plano.

Aplausos do PS.

Quero dizer ao Sr. Deputado José Manuel Ribeiro que tem de ter cuidado a ouvir as intervenções que vão sendo feitas ao longo do debate porque, de facto, se esqueceu de alterar o seu discurso. E esqueceuse de uma coisa importante: como não deve ter tido tempo para ler o tal PDR sobre o qual não quis ouvir as explicações do Sr. Ministro, não teve o cuidado de mudar o discurso e voltou a fazer uma pergunta ao Sr.
Ministro à qual ele já tinha respondido.

O Sr. Ricardo Martins (PSD): — Ele não responde às perguntas!

O Orador: — Na verdade, o Sr. Ministro já tinha dito não só que as candidaturas às medidas agroambientais, no âmbito do novo PDR, seriam apresentadas neste 2.º semestre como, inclusivamente, que os pagamentos iriam ser feitos por adiantamento. Ora, o meu amigo, na sua intervenção, ignorou-o, não esteve atento, como não esteve atento ao Plano Estratégico Nacional.

Aplausos do PS.

O Sr. Ricardo Martins (PSD): — Ainda vai ter de «engolir» o que está a dizer!

O Orador: — Quero dar os parabéns ao Sr. Ministro por nos ter apresentado um PDR que tem uma visão integrada. Tenho ouvido os diversos grupos parlamentares queixarem-se sempre de que não há uma perspectiva integrada nem há interligação sectorial nesta matéria. Pois bem, este PDR, de facto, preenche aqueles requisitos, pelo que, repito, quero felicitá-lo e ao Governo por este documento que é fundamental e preciso nesse domínio.

Vozes do PS: — Muito bem!

O Orador: — Sr. Ministro, quero dizer-lhe, ainda, uma outra coisa: enquanto a oposição nos diz sistematicamente que o Governo está a conduzir o País para o litoral, hoje, aqui, ouvimos toda a oposição a contestar a sua política de descentralização e a sua aposta no interior do País.

Aplausos do PS.

O Sr. Ricardo Martins (PSD): — Como?!