O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 | I Série - Número: 092 | 8 de Junho de 2007

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Ministro começou por recordar o tempo que o CDS passou no governo, o que, devo dizer-lhe, fez muito bem, porque referiu-se ao tempo em que o CDS lá esteve — de resto, com muita honra —, e que falta lá faz…

O Sr. Mota Andrade (PS): — Faz, faz…!

O Orador: — Mas quero lembrar-lhe também que, nos últimos 10 anos, o Partido Socialista esteve sete desses anos no governo. E há exactamente três anos um Deputado Socialista, hoje feito estrela televisiva, que todos conhecemos, dizia, e lembro: «Nada do que foi prometido está a ser feito. A realidade é:…» — era — «… mais de 450 000 desempregados, mais de 150 000 cidadãos em lista de espera, impostos a subir, promessas não cumpridas quanto a pensionistas e reformados. A marca deste governo de direita está aqui. Em 2003, a generalidade dos portugueses pagaram mais impostos, a banca foi o sector que teve mais lucros. Esta é a marca do governo de direita em Portugal».
Bom, Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, entretanto, o PS ganhou as eleições, está no Governo e decorreram três anos!…

Vozes do PS: — Três não, dois!

O Orador: — Vamos, então, comparar essa marca do governo de direita em Portugal com a marca do governo de esquerda em Portugal.

Protestos do PS.

Desemprego: em 2003, a marca do governo de direita em Portugal mostrava 450 000 desempregados.
Na expressão do secretário-geral do Partido Socialista, à data, a taxa de desemprego de 7,1% era a marca da governação falhada da direita em Portugal.
Mas, em 2007, o que temos? Temos 470 000 desempregados, e não 450 000 — a taxa de desemprego é, portanto, de 8,2%, ou seja, a maior dos últimos 20 anos.

Aplausos do CDS-PP.

São 73 desempregados por dia!! Recordo-lhes que a taxa de desemprego prevista para este momento, no Programa de Estabilidade e Crescimento, seria de 5,2%… Bom, o que me dizem desta marca da governação de esquerda em Portugal?… Listas de espera: era de 150 000 o «mau» número da governação de direita em Portugal. Com o PS, o que temos? De acordo com os números de Dezembro de 2006, temos 225 409 cidadãos em listas de espera. Que me dizem desta marca da governação de esquerda em Portugal? Impostos: a marca da governação de direita eram os impostos a subir…, os tais impostos que o Partido Socialista no Governo nunca subiria. Em 2007, o que temos? Cada português paga hoje, em média, mais 330 euros de impostos. Ora, o PS, no Governo, já aumentou nove impostos, Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: o IVA, o IRS, o IRC, o ISP, o imposto automóvel, o imposto de circulação e camionagem, o imposto sobre bebidas, o imposto sobre o tabaco e o imposto de selo!! Esta é a marca da governação socialista em Portugal! Reformados e pensionistas: em 2003 a marca do governo de direita eram as tais «promessas não cumpridas quanto aos reformados e aos pensionistas». Só que, connosco no governo, nesse tal período de dois anos que o Sr. Ministro referiu, a verdade é que as pensões mínimas de reforma aumentaram 14% e o poder real de compra dos pensionistas aumentou 6%.
Em 2006, com o Partido Socialista, os pensionistas e os reformados perderam poder de compra em Portugal e em 2007 é bom de ver o que está previsto. O que me dizem desta marca da governação socialista em Portugal?!

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Orador: — Tudo isto para dizer, no que nos toca, o óbvio: é que, comparados os termos, é evidente que a marca da governação da direita em Portugal é muito melhor do que a marca da governação da esquerda em Portugal!!

O Sr. Afonso Candal (PS): — Mal agradecidos, os portugueses!