19 | I Série - Número: 001 | 20 de Setembro de 2007
interna não é para chicana política.
O Sr. Presidente: — Faça favor de concluir, Sr. Deputado.
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — Os senhores têm especiais responsabilidades nesta matéria e Portugal está em bom ritmo, a nível de segurança interna.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Nuno Magalhães, que dispõe de 3 minutos.
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Sr. Presidente, começo por agradecer as questões que me foram colocadas pelos Srs. Deputados António Montalvão Machado e Ricardo Rodrigues e, com a licença do Sr. Deputado António Montalvão Machado, por responder ao Sr. Deputado Ricardo Rodrigues.
O Sr. Deputado Ricardo Rodrigues veio aqui falar de hipocrisia política. Ora, a nosso ver — e já vi que temos conceitos diferentes —, hipocrisia política é dizer exactamente o oposto daquilo que se faz.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — E foi isto que acabou de acontecer.
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Muito bem!
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Hipocrisia política é V. Ex.ª esconder-se no Regimento e no direito potestativo, que bem foi consagrado, para não dizer aquilo que, de facto, fez com que os senhores votassem contra a vinda do Sr. Ministro da Administração Interna.
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Muito bem!
Vozes do PS: — Os senhores podem requerer!
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — O que os senhores querem, exactamente, é que o Sr. Ministro da Administração Interna não venha dar explicações, porque não tem explicações, porque há dificuldades no Governo do País em matéria de segurança…
Protestos do Deputado do PS Ricardo Rodrigues.
… e porque as questões de segurança estão a ser muito maltratadas.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — É isto que é hipocrisia política: é escondermo-nos em questões formais quando não queremos discutir questões substanciais. Os senhores não quiseram discutir as questões substanciais.
Aplausos do CDS-PP.
Se quer falar em segurança, dir-lhe-ei o seguinte: todos nós temos o nosso passado, eu orgulho-me do meu e V. Ex.ª, certamente, orgulhar-se-á do seu.
Uma coisa lhe devo dizer: Partido Socialista e segurança são relações difíceis.
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — É, é!
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — VV. Ex.as não conseguem perceber o que se está a passar, não conseguem perceber que há fenómenos preocupantes de determinado tipo de criminalidade violenta, que está a nascer ou a aumentar em Portugal,…
Vozes do PS: — Não é verdade!
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — … e que estamos a convergir — infelizmente, neste caso, a convergir — com a União Europeia, e dizem: «não se passa nada!» Não se faz nada!…