O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 | I Série - Número: 015 | 9 de Novembro de 2007

O Sr. Ministro da Presidência: — … crescerá 1,8% este ano e no próximo ano crescerá acima dos 2%, numa trajectória segura de crescimento;…

Vozes do PCP: — E o País? E as pessoas?

O Sr. Ministro da Presidência: — … que a economia já está a criar mais empregos do que aqueles que se perdem, tendo sido criados nestes dois anos e meio, em termos líquidos, 60 000 novos empregos.

Aplausos do PS.

Protestos do PCP e do BE.

E sobretudo isto: que o País está finalmente a preparar o futuro, assumindo a modernização tecnológica nas empresas…

Protestos do Deputado do PCP Bernardino Soares.
mas também nos serviços públicos, investindo na ciência, reformando o ensino superior e mobilizando-se, como nunca, na educação e na formação profissional, para tirar partido das novas oportunidades e enfrentar, de uma vez por todas, aquele que é o seu maior défice, o défice das qualificações.

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

Desenganem-se, portanto, Srs. Deputados. O verdadeiro problema da oposição não é outro, é este: incapaz, como foi, neste debate, de apresentar uma alternativa credível;…

Protestos do Deputado do PSD Patinha Antão.

… e impossibilitada, como está, de contraditar seriamente os resultados objectivos aqui apresentados pelo Governo, não havia volta a dar: esta oposição não poderia nunca ganhar este debate orçamental!

Aplausos do PS.

O Sr. Patinha Antão (PSD): — Quem não é por nós é contra o País!

O Sr. Ministro da Presidência: — É esta, Srs. Deputados, a verdadeira história deste debate.
Mas agora que ele se encerra, seria bom que todos soubéssemos tirar dele as devidas lições, para memória futura.

Protestos do PSD, do PCP e do BE.

Aqueles que anteciparam este debate como um mero espectáculo e que julgaram que ele se iria decidir em função da contabilidade dos truques parlamentares mais ou menos mediáticos deste ou daquele protagonista, ignoraram uma coisa que agora devem registar de uma vez por todas: um debate orçamental decide-se sempre, fundamentalmente, na questão da credibilidade:…

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — É verdade!

O Sr. Ministro da Presidência: — … de um lado, a credibilidade da estratégia e dos resultados do Governo; do outro, a credibilidade da alternativa da oposição, ou a falta dela. E este debate não escapou à regra. Foi na credibilidade que se decidiu quem o ganhou e quem o perdeu…

Vozes do PSD, do PCP e do BE: — Outra vez?!

O Sr. Ministro da Presidência: — … e, com franqueza, quem não entender isto não terá entendido nada do que aqui se passou.

Aplausos do PS.

Protestos do PSD, do PCP e do BE.