53 | I Série - Número: 021 | 6 de Dezembro de 2007
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — » para tambçm eu próprio colocar questões ao PCP.
Pergunto, por exemplo, como explicam a expulsão de militantes vossos que todos conhecemos.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — É com os estatutos!
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — É com os estatutos, pois ç!», mas todos se recordam de Edgar Correia, de Carlos Figueira, de Carlos Brito e de outros tantos que vimos serem expulsos. Aliás, Sr. Deputado, em prol da democracia, espero não vir a assistir á expulsão do vosso camarada Carvalhas»
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Tenha juízo!
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — Isso é uma provocação tola!
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — Carlos Carvalhas passa ainda um bom momento para esperar esse saneamento político, que é a regra a que temos vindo a assistir. Mas não ficamos por aí, há ainda os exemplos das Càmaras de Setõbal e da Marinha Grande»!| Eu próprio, que, por vezes, leio o Avante! e O Militante, posso recordar-vos o que são as comemorações da Revolução Bolchevique, que os senhores publicam nos vossos editoriais, e tambçm de Estaline»
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E muito bem!
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — «E muito bem!» — dizem os Srs. Deputados — , só que há o mundo, há a realidade, há democracia e há ditadura, há os que ofendem os direitos humanos e há os que defendem os direitos humanos, e nós estamos do lado»
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — Do Bush!
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — » destes õltimos enquanto os senhores estão do outro lado da barricada!
Aplausos do PS.
Protestos do PCP.
Isso tem de ficar claro nesta Assembleia da República, neste debate! É porque há partidos que são efectivamente democráticos, pela sua história, pelo seu conhecimento, pelo seu trajecto, e há outros que são ditatoriais, pela sua história, pelos factos de que são responsáveis.
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — Que vergonha!
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — Por isso mesmo, tem de ser dito com toda a clareza, para que não restem dõvidas, de que lado está o Partido Socialista»
O Sr. João Oliveira (PCP): — Do lado da falta de democracia e de tolerância democrática!
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — » e de que lado está o Partido Comunista!
Vozes do PCP: — Mas que vergonha!
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — É preciso ter autoridade ética para se criticar o Partido Socialista e essa não a reconhecemos ao Partido Comunista!
Aplausos do PS.
Protestos do PCP.