47 | I Série - Número: 023 | 10 de Dezembro de 2007
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Aprovada, por unanimidade!
O Sr. António Filipe (PCP): — Não é, evidentemente, o espírito deste Decreto-Lei.
O Sr. João Rebelo (CDS-PP): — Exactamente!
O Sr. António Filipe (PCP): — Espero que a sua afirmação sobre o Arsenal do Alfeite não signifique que o Governo quer desmantelá-lo.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Exactamente!
O Sr. António Filipe (PCP): — Esperemos que não seja, porque o Governo assumiu compromissos sobre o Arsenal do Alfeite e tem de cumprir. E, devo dizer, esse seu desdém relativamente ao Arsenal do Alfeite é muito preocupante.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Muito bem!
O Sr. António Filipe (PCP): — Sr. Ministro, por falar em delírio, tenho comigo um regulamento de uma unidade militar relativo às visitas aos detidos em prisões disciplinares, que diz coisas como esta, que passo a ler: «As visitas e o visitado deverão ser informados que não poderão ser utilizadas as visitas para qualquer outro fim para além daquele que decorre do relacionamento pessoal existente entre os intervenientes, não podendo, portanto, ser utilizadas para manifestação de solidariedade e apoio a atitudes, nomeadamente aquelas que estão relacionadas com a razão da detenção do militar».
O Sr. Bruno Dias (PCP): — É esta a sua democracia?!
O Sr. António Filipe (PCP): — «Qualquer situação que indicie, de forma evidente, que a visita está a ser abusivamente utilizada para fins distintos deverá ser prontamente suspensa e reportada superiormente de forma a serem tomadas as acções tidas por adequadas».
O Sr. João Oliveira (PCP): — É um bonito conceito de democracia!
O Sr. António Filipe (PCP): — É isto que os senhores querem fazer nas Forças Armadas! Os senhores acusam-nos que querermos fazer não sei o quê relativamente às Forças Armadas, mas os senhores estão a aprisioná-las,»
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Exactamente!
O Sr. António Filipe (PCP): — » o que ç absolutamente intolerável num Estado de direito democrático! Portanto, se alguém aqui está a delirar não é o PCP!
Aplausos do PCP.
O Sr. Presidente (Nuno Teixeira de Melo): — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Henrique Rocha de Freitas.
O Sr. Henrique Rocha de Freitas (PSD): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Com a sua intervenção, que mau serviço prestou o Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares ao associativismo militar e ao bom nome das Forças Armadas.
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Muito bem!
O Sr. Henrique Rocha de Freitas (PSD): — Aquilo que em 2001 o governo socialista e todos os partidos desta Câmara conseguiram, bem como o consenso que alcançaram, o Sr. Ministro destruiu na sua intervenção.