19 | I Série - Número: 026 | 14 de Dezembro de 2007
O Sr. Jorge Almeida (PS): — É a gestão!
O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — Muito obrigado pela sua solidariedade para connosco e para com este «teatro»!...
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Jorge Almeida (PS): — É a gestão!
O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — A segunda nota: diz V. Ex.ª, Sr. Deputado, que o Ministério instaurou uma auditoria. Muito bem! Estamos de acordo: deveria e deve ser feita. Mas já estamos habituados às auditorias do Ministério da Agricultura, tal como aconteceu com a utilização fraudulenta de gasóleo verde por parte dos agricultores, porque levou ao corte deste apoio aos agricultores. Com o argumento de que existiam milhares de agricultores a utilizarem fraudulentamente o gasóleo verde, o caso foi entregue à Inspecção-Geral para averiguar e, até hoje, não temos resultados, simplesmente porque isso não era verdade!
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — Sabemos que isso não era verdade!
Aplausos do CDS-PP.
Isso foi apenas para o Ministro da Agricultura cortar mais um apoio que é devido aos agricultores e ao qual eles têm direito.
Sr. Deputado Jorge Almeida, da parte do CDS nunca verificará que o CDS esteja aqui a defender interesses privados de quem quer que seja.
Protestos do Deputado do BE Francisco Louçã.
Agora, do que não pode alhear-se é de que os interesses do Estado também sejam postos em causa desta forma tão arbitrária, como a que aconteceu, porque o primeiro e principal responsável por este estado de coisas é o Sr. Ministro da Agricultura.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — Ele próprio, em despacho de atribuição de competências aos Srs.
Secretários de Estado, ficou com a Direcção-Geral dos Recursos Florestais para si mesmo.
É normal que um Ministro esteja seis meses sem ter qualquer controlo sobre a Direcção-Geral dos Recursos Florestais e só a 24 de Setembro — de acordo com as informações dele, não sendo verdadeiras —, é que ele teve conhecimento?! O que é que andou a fazer entretanto o Sr. Ministro? Andou onde? Esteve com quem? Qual é a competência que ele exerce perante a Direcção-Geral dos Recursos Florestais?
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — Isto é que é lamentável! Que ele demita seja quem for, sobre isso, nada temos a dizer. Agora, que falte à verdade, isso não é admissível!
Aplausos do CDS-PP.
O Sr. Presidente: — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Francisco Madeira Lopes.
O Sr. Francisco Madeira Lopes (Os Verdes): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Abel Baptista, antes de mais nada, quero agradecer-lhe o tema que, hoje, o CDS decidiu trazer aqui, na sua declaração política, sobre um