24 | I Série - Número: 048 | 15 de Fevereiro de 2008
licença que até hoje nem o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), nem o Sr. Ministro da Administração Interna,… Ora, não era nada disto que estava pensado, não foi para isto que adquirimos os aparelhos.
Inclusivamente, constava no contrato que os aparelhos se consideravam entregues com a licença, a tal licença que até hoje nem o INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil), nem o Sr. Ministro da Administração Interna, nem o Governo socialista, nem o Partido Socialista conseguem dizer que existe.
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Claro!
O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Esperemos que essa licença exista: Nesse caso, então, não teremos razão. O problema é que neste momento não a tem e temos sérias dúvidas de que o vá conseguir.
Sr. Deputado, ainda não tive oportunidade de viajar num Kamov. Eu lancei um desafio para assistir ao carregamento de um Beriev a norte do Tejo, de longe, porque a tentativa que fez para carregar na barragem da Aguieira fez com que decapitasse alguns eucaliptos e, portanto, não conseguiu o seu objectivo. Por isso, não quero repetir a experiência.
Risos do CDS-PP.
Também não quero fazê-lo nos Kamov. E sabe porquê? Porque a informação que temos confirmada é que os pilotos apenas têm formação técnica. Como não voam, não têm formação prática. É por isso que ainda ninguém viu um Kamov voar!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Nem verá!
O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Por isso, pergunto se, em 2008, estarão preparados para o combate a fogos e se haverá a formação necessária.
Todas estas dúvidas mereciam ser esclarecidas porque a época de combate a fogos não correu assim tão mal, mas fruto da ajuda divina.
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — De São Pedro!
O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Basta lembrar o que aconteceu em Outubro e Novembro, quando não tínhamos os meios preparados e houve uma pequena alteração climática: tivemos 60% da área ardida. Ora, foi nessa altura que caiu um dos helicópteros, o que prova que a formação e o licenciamento eram deficientes.
Assim, gostaríamos…
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Sr. Deputado, também precisamos da ajuda divina para VV. Ex.as cumprirem os tempos…
Risos.
O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Não será necessário tanto, Sr. Presidente.
Nós procuraremos esclarecer todas essas questões de forma muito mais serena e muito mais profunda num futuro debate que o Partido Socialista aceite fazer para que possamos ter menos fogos e para que o País possa ter uma protecção da floresta mais eficaz ao nível dos outros países da Europa.
Aplausos do CDS-PP.
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Para uma declaração política, tem a palavra a Sr.ª Deputada Ana Drago.