37 | I Série - Número: 056 | 7 de Março de 2008
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Para defesa da honra, tem a palavra o Sr. Deputado António Filipe.
O Sr. António Filipe (PCP): — Sr. Presidente, pedi a palavra para defender a honra da bancada. Não é costume fazê-lo, mas o Sr. Deputado Nuno Melo disse que se algum Deputado do PCP tivesse acesso a alguma informação que estivesse em segredo de Estado que a divulgaria se isso fosse do seu interesse.
O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Porventura!
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Uma vergonha!
O Sr. António Filipe (PCP): — Sr. Presidente, queria dizer que isto é ofensivo da nossa honra e consideramos que é um insulto miserável. Consideramos inaceitável que um Deputado nesta Assembleia possa dizer o que disse de outros Deputados na base de um processo de intenções que não tem o mínimo fundamento.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Muito bem!
O Sr. António Filipe (PCP): — Se o Sr. Deputado Nuno Melo tivesse respeito por esta Assembleia pedianos desculpa, a nós e ao conjunto da Assembleia da República!
Aplausos do PCP, do BE e de Deputados do PS.
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Para prestar esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Nuno Melo.
O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr. Deputado António Filipe, o que eu disse decorre necessariamente daquilo que o Partido Comunista Português diz e pensa de uma entidade que agora quer fiscalizar. É tão simples quanto isso.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Peça desculpa!
O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — É que quando se escreve, o Avante publica, o Deputado Bernardino Soares aplaude e o Deputado António Filipe certamente concorda, «Combateremos» — repito — «combateremos os alarmismos e as histerias securitárias e demagógicas, assim como a perversão dos serviços de segurança e de informação da República», para mim está tudo dito.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Tem de pedir desculpa!
O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Eu não confiro a um Deputado do Partido Comunista Português…
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Tem de pedir desculpa!
O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Está bem enganado! Pode esperar até ao fim da Legislatura porque não a vai ter. Pode ter a certeza absoluta!
O Sr. Fernando Rosas (BE): — Isso classifica-o!
O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Eu não confiro a um Deputado do Partido Comunista Português, que considera um serviço de informação uma «perversão» que se propõe combater, capacidade