41 | I Série - Número: 068 | 5 de Abril de 2008
O Sr. Vasco Franco (PS): — Sr. Presidente, Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo: O Sr. Deputado Luís Montenegro veio encerrar com chave de ouro todo o comportamento do PSD durante este debate,…
O Sr. Agostinho Branquinho (PSD): — Ainda bem que gostou!
O Sr. Vasco Franco (PS): — … retomando pequenos episódios.
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Não são pequenos! É a verdade!
O Sr. Vasco Franco (PS): — Veio falar-nos outra vez da intimidação da PSP, depois de saber, pela boca do Sr. Ministro da Administração Interna, na 1.ª Comissão, exactamente o que se passou e as medidas que o Governo tomou para que não volte a suceder.
O Sr. Agostinho Branquinho (PSD): — Ah, afinal passou-se!
O Sr. Vasco Franco (PS): — O Sr. Deputado fala da ida indevida de um agente da PSP a um sindicato como se fosse a ida do Ministro da Administração Interna.
Isso é próprio de um partido extremo e não de um partido que um dia terá um Ministro da Administração Interna, como já teve!
Aplausos do PS.
Sr. Deputado Luís Montenegro, quanto à parte final da sua intervenção e à forma como as oposições podem exercer os seus direitos, quero dizer-lhe que neste debate as oposições, particularmente o PSD, desperdiçaram…
A Sr.ª Ana Catarina Mendonça (PS): — Exactamente!
O Sr. Vasco Franco (PS): — … um direito que nunca tiveram anteriormente e que têm graças à maioria absoluta do Partido Socialista!
Aplausos do PS.
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Sr. Presidente, peço a palavra.
O Sr. Presidente: — Para que efeito, Sr. Deputado?
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Sr. Presidente, é para uma interpelação à Mesa, no sentido de esclarecer, junto de V. Ex.ª, uma dúvida muito rápida relativa à interpretação do Regimento.
O Sr. Presidente: — Tem a palavra, Sr. Deputado.
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Sr. Presidente, pergunto directamente à Mesa se a figura regimental da interpelação ao Governo já existia antes da última revisão do Regimento. É que, a julgar pelas palavras do Sr. Deputado Vasco Franco, parece que foi o Partido Socialista que agora se lembrou de proporcionar este momento de debate político introduzindo uma nova figura no Regimento. Só que essa figura já existe há vários anos.
O Sr. Vasco Franco (PS): — Sr. Presidente, peço a palavra, também para uma interpelação à Mesa.
O Sr. Presidente: — Tem a palavra, Sr. Deputado.