30 | I Série - Número: 081 | 9 de Maio de 2008
com base nos rendimentos brutos dos trabalhadores independentes e não com base no seu rendimento líquido.
Sr. Deputado, uma das nossas propostas desta revisão do Código…
O Sr. Presidente: — Tem de concluir, Sr. Primeiro-Ministro.
O Sr. Primeiro-Ministro: — Vou terminar, Sr. Presidente.
Justamente, uma das nossas propostas desta revisão do Código é que essas contribuições passem a ser calculadas com base no rendimento efectivamente recebido, isto é, com base no rendimento líquido e não no rendimento bruto, conforme a lei que os senhores aprovaram.
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — A lei é de 2002! Está enganado!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Assuma a sua responsabilidade! Pare com a demagogia, Sr. Deputado!
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado António Filipe.
O Sr. António Filipe (PCP): — Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, veja bem o que consta das Bases Programáticas do PS para 2005-2009.
Na pág. 12 diz-se: «A agenda económica do PS tem como objectivo aumentar, de forma sustentada, o crescimento potencial da nossa economia para 3%, durante a próxima legislatura.» Está a ser cumprido esse objectivo, Sr. Primeiro-Ministro? O senhor sabe muito bem que não está!! Na pág. 13 diz-se: «Portugal deve ter como objectivo recuperar, nos próximos quatro anos, os cerca de 150 000 postos de trabalho perdidos na última legislatura.» Sr. Primeiro-Ministro, está a ser cumprido esse objectivo?
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Não!
O Sr. António Filipe (PCP): — O senhor sabe perfeitamente que não está!!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Estamos a recuperar!
O Sr. António Filipe (PCP): — Na pág. 63 diz-se: «(…) o Governo do PS promoverá a revisão do Código do Trabalho, tomando por base…
O Sr. Primeiro-Ministro: — Sim, «tomando por base»!
O Sr. António Filipe (PCP): — … as propostas de alteração que em devido tempo apresentou na Assembleia da República (…)». O Sr. Primeiro-Ministro vai fazer o favor de nos dizer em que propostas aqui apresentadas pelo PS é que se baseiam as propostas que o Governo aqui apresentou.
Vozes do PCP: — Em nenhuma!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Por amor de Deus…!
O Sr. António Filipe (PCP): — Ficamos à espera que o Sr. Primeiro-Ministro nos diga quais são as bases, que é para nós percebermos.
O Sr. João Oliveira (PCP): — Exactamente!