O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

60 | I Série - Número: 088 | 29 de Maio de 2008

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Agora é o momento da psicanálise!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — … mas, sim, um medo do que está a suceder na prática, na negociação em curso entre sindicatos, federações sindicais e respectivas entidades empregadoras, em sectores tão importantes como o têxtil, o calçado, os transportes. É esta dinâmica da negociação colectiva na base que está a permitir a muitas empresas adaptarem-se melhor às curvas da procura e aos picos de produção e aos trabalhadores defenderem os seus interesses.

O Sr. Jorge Strecht (PS): — Exactamente!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — É este duplo medo que está na raiz quer da moção de censura do PCP, quer do debate de urgência do Bloco de Esquerda:…

O Sr. Jorge Strecht (PS): — Exactamente!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — … medo da concertação e da dinâmica social efectiva que leva, hoje, milhares de trabalhadores e respectivos empregadores a tentarem encontrar soluções positivas de compromisso e de satisfação dos seus interesses legítimos.

Aplausos do PS.

Mas há também outra razão, que é a da oposição programática. Sim! De facto! O Bloco de Esquerda está contra! Está contra as propostas do Partido Socialista de combate à precariedade,…

Vozes do PS: — Exactamente!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — … está contra as propostas do Partido Socialista de combate à precariedade nos mais jovens e de melhor inserção profissional dos mais jovens. E, porque não tem a coragem de o dizer,…

A Sr.ª Mariana Aiveca (BE): — Que disparate!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — … tem de omitir, ignorar, fazer de conta que não existem as propostas de isenção contributiva para quem converter um contrato a termo em contrato sem termo, a proibição liminar de estágios profissionais extracurriculares não remunerados, o desenvolvimento das políticas activas e dos programas de inserção profissional dos jovens, qualquer que seja a sua qualificação.
Do mesmo modo, também está contra todos os programas do Partido Socialista e do seu Governo de reforço da qualificação e da qualificação profissional dos mais jovens, seja em sede de ensino secundário profissional, seja em sede de ensino superior, seja através do programa Novas Oportunidades.

A Sr.ª Isabel Coutinho (PS): — Exactamente!

A Sr.ª Maria José Gambôa (PS): — Disso ninguém fala!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — É oposição às propostas políticas socialistas de melhor conciliação entre a vida familiar e a vida profissional.

Protestos do PCP e do BE.