19 | I Série - Número: 092 | 6 de Junho de 2008
O Sr. Alberto Martins (PS): — De duas uma: ou é para levar a sério, com vista à queda do Governo, e seria um acto irresponsável ou leviano,…
O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Temos de ter cuidado com o Deputado Manuel Alegre!…
O Sr. Alberto Martins (PS) — … ou, não sendo para levar a sério, é um faz-de-conta, é um acto falhado, é a procura da luz ao fundo do túnel, sendo certo que no túnel do CDS não há luz, não há fogo, não há ideias.
Mesmo que se procure com um periscópio, não encontramos nada disso!
Aplausos do PS.
Por isso, Srs. Deputados, a ideia do CDS é procurar promover um Estado liberal. Relativamente a tudo o que é sociabilidade, socialismo, medidas sociais o CDS foge,…
O Sr. José Eduardo Martins (PSD): — Também não tem muito de que fugir!
O Sr. Alberto Martins (PS): — … e quase invocava uma outra «inspiração» mas vou deixá-lo para a imaginação de VV. Ex.as
…
O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — A imaginação transfere-se para o Sr. Primeiro-Ministro!
O Sr. Alberto Martins (PS): — O senhor compreendeu-me…! Como eu o invejo na sua compreensão rápida!
Risos do PS.
O Sr. Alberto Martins (PS): — Portanto, o que é que falta ao CDS nesta moção de censura? Bom! É uma moção de censura destinada ao fracasso, ao vazio, é a crónica de uma morte anunciada, como é evidente, mas é, sobretudo, uma afirmação clara de falta de autoridade. Por isso, vale a pena lembrar o que é que o CDS tem em seu benefício, no activo, para uma moção de censura deste género.
No que diz respeito à protecção social e a políticas sociais, lembro a suborçamentação da segurança social no Orçamento do Estado para 2005,…
O Sr. Jorge Strecht (PS): — Claro!
O Sr. Alberto Martins (PS): — … um buraco na saúde, no Orçamento para 2005, de 1513 milhões de euros,…
O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr. Deputado.
O Sr. Alberto Martins (PS): — … alterações no regime do subsídio por doença facilitadoras da fraude, atrasos no Processo de Bolonha, redução do investimento na ciência e tecnologia,…
A Sr.ª Helena Terra (PS): — É um bom passado!…
O Sr. Alberto Martins (PS): — … não pagamento de quotas devidas a organismos internacionais, isto é, um conjunto de situações que mostra que em tudo o que é qualificação ou medidas sociais o CDS esteve ao arrepio desta preocupação.
Por isso, Sr. Primeiro-Ministro, a questão que lhe coloco, nesta situação de dificuldade, vai no sentido de saber quais são as medidas, ao nível do investimento público, que têm a ver com TGV, barragens, novas energias alternativas, enfim, o que é que o Governo está a fazer, sobretudo numa dimensão que é decisiva, que é a da procura de uma maior eficiência energética…