23 | I Série - Número: 060 | 21 de Março de 2009
A verdade é que, hoje em dia, as empresas podem deduzir à colecta as despesas que fazem em inovação e desenvolvimento. No tempo dos senhores este benefício até foi eliminado!...
A verdade que, no ano passado, foram apoiadas pelo Estado, directamente, 6830 empresas. Sabem quantas PME foram apoiadas em 2004, quando os senhores estavam no Governo? 1500 empresas!...
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Olhe para a situação delas agora e antes!
O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — Os números dizem tudo, quando, em 2004, foram apoiadas 1500 empresas e, em 2008, 6830!... Isso mostra bem o que querem dizer as vossas palavras.
A verdade é que, no ano passado, ao obrigo do sistema de garantia mútua, foram feitas operações no valor de 420 milhões de euros. Sr. Deputado, sabe qual foi esse valor em 2004? 53 milhões de euros, quase 10 vezes menos.
A verdade é que, no ano passado, as sociedades de capital de risco do Estado fizeram operações no valor de 40 milhões de euros. Sabe qual foi esse valor em 2004? 14 milhões de euros!...
Os senhores têm duas caras: uma cara quando estão na oposição, outra cara quando estão no governo.
Por isso estão «cansados, não conseguem fazer passar a vossa mensagem e ninguém vos ouve»!
Risos e aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Hugo Velosa.
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Ministro, vejo que, realmente, trouxe o trabalho de casa feito, mas não respondeu ás minhas questões,»
O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Claro!
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Trouxe o trabalho de casa feito, não! Preparou-se!!
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — » designadamente á questão da política central do Ministçrio sobre a ideia da grandeza, dos grandes investimentos; continua a não dizer ao Parlamento o que é que se passa com os PIN nem o que aconteceu aos mais de 20 000 milhões de investimentos dos PIN. Não respondeu e devia ter respondido! O Sr. Ministro é daqueles membros do Governo que, quando aqui chega, gosta muito de invocar o governo de três anos do PSD e do CDS-PP e de fazer todo o tipo de comparações. No entanto, deixe-me que lhe diga, pelo menos do meu ponto de vista, isso é para um museu de história natural. VV. Ex.as estão no Governo há mais de quatro anos e têm de responder pelas políticas que agora desenvolvem!
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Ora bem!
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — É isso que o povo português tem interesse em saber! Gostava de lhe deixar mais duas questões.
O Sr. Ministro fez umas comparações quanto às micro e pequenas empresas, não respondeu ao que eu perguntei.
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Respondeu, respondeu!
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Mas volto a colocar-lhe a questão: por que é que não actuou, desde o início, em investimento, em políticas, porque nunca ouvi falar, nos primeiros anos de Governo, das micro, pequenas e médias empresas?
Protestos do Deputado do PS Afonso Candal.