17 | I Série - Número: 078 | 9 de Maio de 2009
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Basta ver as previsões para o que aí vem!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Sr. Deputado, a nossa preocupação com as pequenas e médias empresas é grande. Diz o Sr. Deputado que nós não fazemos nada quanto às pequenas e médias empresas.
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Nada!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Então, a redução em 3 pontos percentuais da contribuição para a segurança social aos trabalhadores com mais de 45 anos, que abrange 160 000 trabalhadores, não é nada?!
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Zero!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — As cerca de 25 000 empresas que têm beneficiado das linhas de crédito ao nível do programa PME Investe, não é nada?!
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Nada!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Não é apoio?! Não é apoio às pequenas e médias empresas a redução do IRC que foi introduzida este ano?! Não é apoio às pequenas e médias empresas a redução do pagamento especial por conta?! Srs. Deputados, francamente, onde é que têm andado para não verem estas iniciativas do Governo?!
Protestos do PSD.
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Pergunte às empresas!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Diz o Sr. Deputado que o problema das desigualdades não ç de agora, ç do passado» De acordo.
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — É evidente!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Devo recordar o Sr. Deputado que o risco de pobreza, em 2004, no tempo em que eram governo, no tempo do governo PSD, após transferências de pensões, era de 20%. Com este Governo, reduziu-se para 18%. Sr. Deputado, sim, há problemas de desigualdade, mas nós reduzimos esse problema.
Aplausos do PS.
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — De quando é que são esses dados?
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Sr. Deputado Bernardino Soares, já foi dito várias vezes, nesta Câmara, que o subsídio de desemprego é dos subsídios que melhor relação tem entre o montante do subsídio e o salário do trabalhador, é o subsídio que paga uma maior percentagem do salário, é dos subsídios que tem maior duração do contexto até dos países da OCDE. Recordo, Sr. Deputado, que a revisão do subsídio de desemprego resultou de um acordo com todos os participantes da concertação social, incluindo a CGTP.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Não! Não!