O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 DE ABRIL DE 2023

11

Por isso, os milhares que hoje estão lá fora, os milhares que se estão a fazer ouvir às portas deste Parlamento, sabem bem aquilo que estou a dizer. Democracia sim, corrupção nunca mais.

Aplausos do CH. Neste momento, Deputados do PS erguem cravos vermelhos. Mas é também o dia de lembrar que as mesmas autoridades portuguesas que enviaram material militar

para a Ucrânia, que ouviram Zelenskyy neste mesmo quadro por cima de mim, receberam hoje aqui um Presidente que atacou a União Europeia por ajudar militarmente a Ucrânia.

Que vergonha e que hipocrisia tremenda de dois dirigentes nacionais que dão a mão a Zelenskyy durante o dia e a mão a Lula e à China durante a noite. Que vergonha de dirigentes nacionais!

Aplausos do CH. Mas este é um bom dia para falar de Lula da Silva, porque, ontem mesmo, soubemos que José Sócrates

não irá, provavelmente, a julgamento. E gostava de dizer isto aqui, no 25 de Abril: José Sócrates, suspeito de roubar os portugueses em milhões e milhões de euros, não irá, com toda a certeza, a julgamento.

Encham de cravos, distribuam-nos pelos portugueses, levem-nos lá fora e metam-nos no bolso. Digam-lhes que quem roubou milhões enquanto anda de cravo ao peito, fica com os milhões na carteira. É um bom dia para lembrarmos isso.

Aplausos do CH. E, por isso, queria deixar aqui o nosso enorme aplauso, orgulho sentido e admiração aos valorosos juízes,

aos valorosos procuradores e aos valorosos inspetores da Polícia Judiciária que, mesmo com todo o condicionamento, mesmo com todas as mordaças que o Governo quer pôr na justiça, não tiveram medo e, no momento mais difícil, levantaram-se para dizer que o lugar do ladrão é na prisão.

Aplausos do CH. Mas o 25 de Abril era para acabar com o elitismo. A grande noite que terminou e a manhã clara e nobre

que chegou aos nossos dias. Alexandra Reis deve pensar exatamente o mesmo. Aquela manhã clara e nobre, em que ela recebeu

500 mil euros de indemnização da TAP (Transportes Aéreos Portugueses), deve ter sido uma manhã clara e nobre em que ela pôs o cravo ao peito e disse: «25 de Abril sempre. Fascismo nunca mais».

E o mesmo para muitos outros que, enquanto nós celebramos Abril, estavam a pôr dinheiro ao bolso, do cofre dos contribuintes. Estes que nos estão a ver agora e a quem eu pergunto se preferiam cravos distribuídos na lapela ou que todos aqueles que roubaram dinheiro ao Estado tivessem de o devolver, porque esse dinheiro nos pertence.

O Sr. Pedro Pinto (CH): — Muito bem! O Sr. André Ventura (CH): — Foi pago com os impostos e com o suor do nosso trabalho e da nossa vida e

é nosso, tão nosso como Portugal é nosso. Hoje é um bom dia para mostrar este contraste de País. E gostava de que a Câmara olhasse para este

contraste de País. Neste momento, o orador exibiu fotocópias de notícias do jornal Correio da Manhã. «Um bombeiro ferido em Pedrógão tem direito a uma pensão de invalidez de 267 €.» Gostava de que os

portugueses e todas as autoridades aqui presentes olhassem para isto: 267 € para um bombeiro de Pedrógão.