O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DE NOVEMBRO DE 2023

49

Acreditamos que a população merece mais e melhor e que o Partido Socialista não pode continuar a destruir o SNS. Por isso, no próximo dia 10 de março, os portugueses terão a última oportunidade para salvar o SNS,…

O Sr. Pedro Pinto (CH): — É votar no Chega! O Sr. Rui Cristina (PSD): — … correndo com esta esquerda do Governo. Aplausos do PSD. O Sr. Presidente (Adão Silva): — Passamos à apreciação da proposta 1074-C, do Bloco de Esquerda, que

adita um artigo 24.º-G — Vinculação dos trabalhadores do extinto Alto Comissariado das Migrações na Agência para a Integração, Migrações e Asilo.

Tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Filipe Soares. O Sr. Pedro Filipe Soares (BE): — Sr. Presidente, Sr.ª Ministra, há trabalhadores do ACM (Alto

Comissariado das Migrações, IP) que estão a ficar para trás na transição para a AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo). Há mediadores e tradutores, cujo trabalho é necessário, que estão a ficar para trás nos seus direitos, incluindo, por exemplo, no pagamento de horas extraordinárias, porque não transitaram devidamente.

O que o Bloco de Esquerda propõe é que estes trabalhadores e estas trabalhadoras, mediadores, tradutores, não fiquem para trás.

Pergunto ao Governo o que é que vai fazer sobre isso. Aplausos do BE. O Sr. Pedro dos Santos Frazão (CH): — Eram tão amigos e agora só andam às turras! O Sr. Presidente (Adão Silva): — O Sr. Deputado perguntou ao Governo e o Governo vai responder-lhe

através da Sr.ª Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes. A Sr.ª Ministra dos Assuntos Parlamentares: — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Sr. Deputado Pedro

Filipe Soares, primeiro, a AIMA foi constituída, como sabe, e iniciou funções no passado dia 29 de outubro;… O Sr. Pedro Pinto (CH): — Mal! A Sr.ª Ministra dos Assuntos Parlamentares: — … segundo, a AIMA tem uns estatutos que preveem a

passagem dos serviços administrativos do antigo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para esta nova Agência para a Integração, Migrações e Asilo e também de todos os funcionários do ACM.

Tive oportunidade de explicar e continuo a fazê-lo, Sr. Deputado: todos os 168 funcionários que estavam no Alto Comissariado para as Migrações transitaram para a AIMA.

Como sabe, o estatuto do mediador é um estatuto especial e foi mesmo por isso que passaram todos para a AIMA, sendo revistos os protocolos a seu tempo.

O Sr. Pedro dos Santos Frazão (CH): — A seu tempo?! Ah, ah…! A Sr.ª Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares: — O que lhe posso garantir, no dia de hoje, é que

não vale a pena dizer que os tradutores não passaram, porque passaram, ou que os mediadores não passaram, porque passaram.

O Sr. Pedro dos Santos Frazão (CH): — Vão passando!