O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE SETEMBRO DE 1981

3304-(49)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Em relação aos alunos acima indicados não nos é possível indicar a idade.

c) Os jovens deficientes integrados em classes regulares em Portugual continental beneficiando de apoio especial adequado são 431, assim discriminados:

75 deficientes auditivos; 128 deficientes motores; 228 deficientes visuais.

d) Junta-se a rede do ensino público das escolas secundárias, com sinalização das 203 escolas onde estão integrados os 795 deficientes, dos quais 364 não beneficiam de qualquer apoio específico, o que nos preocupa grandemente.

e) O número de professores envolvidos na integração dos 431 deficientes com apoio específico é de 67, assim distribuídos:

45 professores de apoio à deficiência visual; 12 professores de apoio à deficiência motora; 11 professores de apoio à deficiência auditiva.

Destes 67 professores só 18 são destacados pela Di-recção-Geral do Ensino Secundário, e apenas sobre estes podemos fornecer indicações mais concretas.

Assim:

17 professores são licenciados; 1 professor técnico de oficinas.

Dos 17 professores licenciados 5 são especializados na deficiência visual e 1 na deficiência auditiva.

Os restantes 49 professores que apoiam alunos integrados em escolas secundárias estão vinculados à Direcção-Geral do Ensino Básico.

Com os melhores cumprimentos.

Lisboa, 27 de Maio de 1981. — O Chefe de Divisão, Maria Eulália Frazão.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DIRECÇAO-GERAL DO ENSINO BÁSICO Informação

Assunto: Resposta ao requerimento de deputados do Partido Comunista Português.

Em resposta às perguntas formuladas por deputados do PCP, tenho a informar o seguinte:

a) Não existem dados estatísticos que permitam prestar informações concretas sobre o número de crianças deficientes existentes no Pais.