O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2452

II SÉRIE — NÚMERO 70

zação geográfica, não parecendo que o aeródromo possa vir a potenciar no futuro uma actividade aérea significativa, porventura compatível com os projectos de desenvolvimento regional em vista.

Com os melhores cumprimentos.

Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, 1 de Março de 1985. — O Chefe do Gabinete, (Assinatura ilegível.)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

GABINETE DE ESTUDOS E PLANEAMENTO

Ex.m<> Sr. Chefe do Gabinete de S. Ex.a o Secretário de Estado Adjunto do Ministro:

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 599/III (2.*), dos deputados Maia Nunes de Almeida e Jorge Lemos (PCP), sobre problemas do ensino nos concelhos de Almada e Seixal.

Em resposta ao ofício n.° 5345, de 26 de Dezembro de 1984, tenho a honra de informar V. Ex.» do seguinte:

1 — Efectivamente, os dois casos expostos no requerimento do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português — a Secção da Escola Preparatória de Amora, que passou a designar-se Escola Preparatória de Amora, e a Secção da Escola Preparatória do Feijó, que se converteu em Escola Preparatória de Corroios— não envolveram expansão de capacidade de acolhimento da rede escolar da zona, mas apenas se traduziram em ajustamentos de natureza administrativa, que decorrem da autonomização das secções.

2 — As carências em instalações do ensino preparatório e secundário dos concelhos de Almada, Seixal e Barreiro, previstas no inventário elaborado para o período de 1978 a 1985, e respectiva cobertura constam nos anexos i e u deste ofício.

Com os melhores cumprimentos.

Gabinete de Estudos e Planeamento, 11 de Fevereiro de 1985. — O Director, Ricardo Charters d'Azevedo.

ANEXO I

Carandás em Instalações do ensino preparatório e secundário dos concelhos de Almada, Seixal e Barreiro

Ensino preparatório:

Almada — foram previstas 4 escolas preparatórias com a capacidade global de cerca de 3000 alunos, das quais apenas 2 foram construídas;

Seixal — foram previstas 2 escolas preparatórias com a capacidade global de cerca de 1500 alunos, restando por lançar uma;

Barreiro e Moita — foram lançadas as escolas previstas de cerca de 1000 alunos cada uma.

Ensino secundário unificado: foram previstas 5 escolas com uma capacidade global de cerca de 5000 alunos, estando programadas as escolas do Fogueteiro e da Quinta Nova da Telha.

Ensino secundário com complementares:

Almada — foram previstas 6 escolas com capacidade global de cerca de 6300 alunos, das quais resta cumprir o lançamento de empreendimentos para uma capacidade de cerca de 2000 alunos;

Seixal — foram previstas 2 escolas para 2400 alunos.

ANEXO II

Listagem de escotes previstas em Inventário de carências de 1978-1985 arnáa nèo satisfeitas em 31 de Dezembro de 1984.

Ensino preparatório:

Almada, Monte da Caparica — 540 alunos, 1." prioridade;

Almada, Sobreda — 540 alunos, 4.* prioridade; Seixal, Corroios — 540 alunos, 1prioridade; Montijo, Pegões — 360 alunos, 3." prioridade; Palmela, Pinhal Novo — 360 alunos, 1* prioridade.

Ensino preparatório e secundário:

Moita, Alhos Vedros — 720 alunos, 1* prioridade.

Ensino secundário unificado:

Almada, Trafaria — 1020 alunos, 2.a prioridade; Almada, Sobreda—1020 alunos, 1." prioridade; Seixal, Amora —1020 alunos, 1." prioridade; Seixal, Corroios — 800 alunos, 2." prioridade.

Ensino secundário com complementares:

Almada, Cova da Piedade—1200 alunos, 2* prioridade;

Almada, Monte da Caparica — 900 alunos, 2.a prioridade;

Moita, Baixa da Banheira—1200 alunos, 3." prioridade;

Seixal, Seixal—1200 alunos, 1." prioridade; Sesimbra, Sesimbra — 720 alunos, 1prioridade.

Nota. — Foram consideradas as Escolas Secundárias do Fogueteiro (Seixal) e da Quinta Nova da Telha (Barreiro), previstas no Despacho n.° A—178/84-IX, de 24 de Agosto de 1984.

DIRECÇAO-GERAL DE EQUIPAMENTO ESCOLAR

Ex."00 Sr. Chefe do Gabinete de S. Ex.a o Ministro da Educação:

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 618/III (2.°), do deputado Manuel Jorge Goes (CDS), acerca da situação de degradação da Escola Preparatória de Corroios e necessidade de construção de nova escola.

1 — A Escola Preparatória de Corroios, funcionando nas antigas instalações da Escola Preparatória do Pintor Columbano, no Feijó, debate-se com problemas graves, que advêm do fim da vida útil de alguns pavilhões pré-fabricados.