O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

478-(8)

II SÉRIE — NÚMERO 15

No ano de 1979, era chefe de redacção na Rádio Comercial. Em 1982, passou de chefe de departamento a director-adjunto de informação.

Foi, ainda, redactor do fornai Novo, tendo desempenhado ali as funções de chefe do sector de política nacional, e dos jornais A Luta e Portugal Hoje, onde foi redactor principal e editor dos cadernos «Economia e empresa».

Pertenceu aos corpos gerentes do Sindicato dos Jornalistas, no biénio de 1977-1978, desempenhando funções no conselho técnico e de deontologia. No Jornal Novo, pertenceu ao conselho de redacção. Naquele jornal e na radiodifusão portuguesa, foi delegado sindical.

A carreira profissional do nomeado, a sua experiência no domínio do jornalismo radiofónico, especificamente na Rádio Comercial, onde desempenhou, ao longo de vários anos, cargos de chefia de crescente responsabilidade, a sua clara afirmação de respeito pelos princípios de independência dos órgãos de comunicação social do sector público perante o Governo, a Administração e os demais poderes públicos pela livre expressão e confronto das diversas correntes de opinião, pelo pluralismo ideológico, o rigor e a objectividade, levaram o CCS, na sua reunião plenária de 10 de Abril próximo passado, a deliberar, por unanimidade, dar parecer favorável a esta nomeação.

C) «O Jogo»

1 — Sobre a nomeação do director do jornal «O logo».

O conselho de administração da Empresa do Jornal de Notícias, S. A. R. L., decidiu nomear o jornalista Serafim Ferreira director do novo jornal O fogo, para o que, segundo o determinado no artigo 7." da Lei n.° 23/83, de 6 de Setembro, pediu o devido parecer ao CCS.

Em aplicação da metodologia seguida em casos semelhantes, o CCS ouviu o conselho de administração da Empresa, o conselho de redacção e o nomeado.

Jornalista com larga experiência profissional em geral e com intensa experiência no domínio específico do desporto, subchefe de redacção do Jornal de Notícias, organizador de provas desportivas da Empresa do Jornal de Notícias, S. A. R. L., Serafim Ferreira mereceu a confiança do conselho de administração, o apoio dos seus colegas de trabalho e, especificamente, do conselho de redacção recentemente eleito.

O jornalista Serafim Ferreira afirmou-se inteiramente identificado com o estatuto editorial do diário de que é director, no qual se define a publicação como «independente» e se afirma que O Jogo «respeitará integralmente a liberdade de expressão de pensamento», se empenhará «não só na informação correcta e objectiva dos acontecimentos, mas também no aprofundamento dos temas, contribuindo para o fomento da prática desportiva como forma de cultura e desenvolvimento da sociedade» e respeitará «as diferentes sensibilidades», «rejeitando toda e qualquer forma de pressão».

O CCS apreciou as conclusões do grupo de trabalho nomeado para a preparação deste texto e votou, por unanimidade, um parecer favorável à nomeação do jornalista Serafim Ferreira como director de O Jogo.

V — Intervenções de fundo

A) Imprensa

1 — Comunicado sobre a importância a dar pelos órgãos de comunicação social estatizada à Década da Mulher e ao Ano Internacional da Juventude.

Na sua reunião de 5 de Fevereiro de 1983, o CCS tomou conhecimento de que a RDP — Antena 1 passará a contar diariamente, de segunda-feira a sexta--feira, com um novo espaço informativo sobre regiões. .0 Conselho regista tal facto, uma vez que uma rigorosa atenção à diversa e multiforme realidade regional é certamente condição necessária para uma completa informação sobre o País.

Analisando outros temas, a Década da Mulher, que se tem vindo a comemorar sob proposta da ONU, e o Ano Internacional da Juventude, celebração à qual o presente ano é consagrado, igualmente por proposta da ONU, o Conselho deliberou manifestar aos órgãos de comunicação social estatizados o seu entendimento de maior importância destes factos.

O Conselho considera que se trata, no primeiro caso, de uma oportunidade para se reflectir os diferentes aspectos da condição feminina na sociedade portuguesa contemporânea. No segundo caso, o Conselho entende que será importante que a sociedade reflicta, crítica e autocriticamente, sobre o espaço e as perspectivas que constrói para a sua juventude, assim como a possibilidade de os próprios jovens imprimirem a sua visão dos problemas que os interessam e preocupam e as suas aspirações e perspectivas sobre o futuro.

Num e noutro caso, permitir a expressão dos diversos tipos de organização que representam formas associativas destes grupos sociais é naturalmente um do; meios de lhes dar voz.

2— Recomendação n.* 8/8S: «Correio do Minho» — Título da primeira e da última páginas de 17 de Maio de 1985

O CCS tomou conhecimento dos títulos da pri meira e da última páginas do Correio do Minho, dl 17 de Maio de 1985. I

Era do seguinte teor o título da primeira página!

PSD: Tudo acertado antes do Congresso I JOÃO SALGUEIRO É NOVO LÍDER I VICE-PRIMEIRO-MINISTRO I

Remodelação ministerial à vista condicionadl por Ramalho Eanes; Henrique Granadeirl novo vice-presidente do PSD I

O título da última página era o seguinte: I

PSD: Quase tudo acertado antes do CongresJ João Salgueiro é líder e será Vice-PrimeirB

-Ministro I

Remodelação ministerial à vista; Henrique Gnl

nadeiro: vice-presidente do PSD I

Ê agora evidente a falta de rigor do título, que lei a supor falta de objectividade. Mesmo que a previsl do momento fosse no sentido indicado pelos titula sempre estes deveriam incluir qualquer elemento ql desse a entender que se tratava de uma previsão!