O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DE JULHO DE 1986

3339

Programa de hidráulica agrícola e rega — Doutor Luís Alberto Santos Pereira, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia;

Programa do milho — Doutor Luís Xavier da Trindade Costa Rodrigues, assistente de investigação da Estação Agronómica Nacional;

Programa de olivicultura — Doutor Luís Rallo Romero, professor catedrático da Universidade de Córdova, Espanha;

Programa de proteaginosas e oleoproteaginosas — engenheiro agrónomo Manuel Joaquim das Torres Antunes Barradas, investigador principal da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas;

Programa vitícola nacional sobre sc'ccçao masial e c'oral — engenheiro agrónomo Luís Cruz Carneiro, especialista da Estação Ag:-onómica Nacional ;

Programa de fertilização e correcção do solo — engenheiro agrónomo José de A'meida Alves, investigador principal da Estação Agronómica Nacional.

A investigação caracteriza-se por uma continuidade evolutiva, com a sucessão de gerações de investigadores e linhas de trabalho com as pequenas e cumulativas melhorias que se vão conseguindo, seja na produtividade das gramíneas ou das leguminosas, na eficiência da conversão alimentar de suínos, bovinos ou aves, ou na produção leiteira. Tudo isto impõe a manutenção das linhas de trabalho por períodos sufiVen-temente prolongados para que algo se possa confirmar ou infirmar.

Neste contexto, na execução de um programa não se pode referir um limite temporal, senão o da data do seu início, que é o caso dos novos programas atrás enumerados.

Pergunta 3: «Existem acordos ou outras formas de cooperação estabelecidas com outros países da CEE? Com quais e em que domínios?»

Resposta:

Espanha — nos domínios da protecção da produção agrícola, nomeadamente no campo da olivicultura, fru ticultura, melhoramento de plantas e na p^sprvação ecológica da flora mediterrânica.

Organismos:

Dirección Ceneral de Investigación y Capacitación Agrarias; Instituto de la Grasa y Sus Derivados; Conseil Oléicole International (COI); Instituto Agronómico Mediterráneo.

França — no domínio da fruticultura e forragens. Organismos:

Institut National de la Recherche Agronomique (INRA);

Station d'Amélioration des Plantes Fourragères — Lusignon;

Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS);

Institut d'Oenologie de Bordeaux; Université Paul Sabatier; Université de Paris.

Holanda — no domínio da pedologia. Organismos:

International Institut for Aerospace Survey and

Earth Science (ITC); International Soil Museum; Institut Voor Plantenzickten-Kunding Onderzock.

Alemanha Federal — no domínio da valorização nutritiva dos alimentos portugueses para animais. Organismos:

Universität Hohenheim;

Instituto de Virologia Vegetal da Braunschweig.

Inglaterra — no domínio da fitopatologia. Organismos:

University of East Anglia; Scorish Crop Research Institut.

Pergunta 4: «Por último, que empresas do distrito de Leiria estão a ser apoiadas pelo INIAER à data presente?»

Resposta: O INIAER é um organismo de execução, coordenação e controle das actividades de investigação e de desenvolvimento experimental, bem como de outras actividades científicas e técnicas conexas e através do qual se ajusta a política científica sectorial às medidas de política científica nacional, do que resulta a definição de programas de l-D, sob a forma de grandes objectivos.

Para a realização destes propósitos, dispõe o INIAER de serviços operativos, sob a forma de estações nacionais, que perseguem diversas áreas cientí ficas, e é, fundamentalmente, através destas que se realiza o diálogo investigação/utente, tendo sempre de permeio as direcções regionais de agricultura respectivas.

Assim, não se pode referir o apoio directo a empresas, por essa vocação ser mais própria das direcções regionais, embora através destas se preste toda a colaboração solicitada, de que é um exemplo, no distrito de Leiria, no domínio das energias alternativas, o apoio, em cooperação com a Direcção Regional de Agricultura respectiva, dado à firma LISOVO.

No âmbito das actividades de investigação aplicada e desenvolvimento experimental, por se entender indispensável a existência de meios institucionais de intercâmbio de ideias, conhecimentos e necessidades entre as unidades orgânicas onde é produzida a investigação e os utentes, foi já formalizada a existência de conselhos consultivos interprofissionais onde têm assento representantes do movimento associativo dos agricultores, de sociedades científicas, de organismos universitários, das direcções regionais de agricultura, o que irá permitir uma melhor ligação dos sistemas de investigação à questão e aos problemas que a Comunidade vai sentindo e, por outro lado, facultar uma análise critica que não só facilitará uma melhor compreensão da investigação de que se faz, como também deverá impedir que esta se revista de uma metodologia que iria condicionar a generalização das suas conclusões.

Instituto Nacional de Investigação Agrária e de Extensão Rural, 4 de Junho de 1986. — O Vice-Presi-dente, José F. Soares Pessoa.