O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DE OUTUBRO DE 1986

37

de mortalidade infantil são dos índices mais seguros e mais influentes dos níveis de desenvolvimento das comunidades humanas.

1984

(Percentagem)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Foníe: Eurostal (1986).

c) Taxa de mortalidade geral: óbitos por 1000 habitantes (população média).

A importância a atribuir aos factores sanitários resulta, além do mais, do facto de ser perfeitamente reconhecido que existe uma relação directa muito ampla entre o estado de saúde das crianças e jovens, por um iado, e dos trabalhadores, por outro, na produtividade escolar e na produtividade laboral, ou seja, dois factores de primordial importância para o desenvolvimento.

Finalmente, importa recordar, o que foi salientado no capítulo anterior relativamente aos factores determinantes do envelhecimento da população portuguesa. Ora, o envelhecimento tem efeitos sanitários da maior impertância, até pelos custos que provoca e pelas novas exigências que implica, já que é causa directa do aumento de situações de morbilidade crónica, reabilitação dispendiosa, dependência progressiva e reduzida qualidade de vida.

6 — Tão importante como a ponderação dos indicadores sanitários c a análise dos índices relativos à educação, que permite, por assim dizer, projectar em termos claros os níveis de bem-estar e desenvolvimento.

Neste aspecto, importa reconhecer que, não obstante o esforço c o percurso feitos nos últimos anos, são ainda preocupantes os dados que revelam a estrutura da população por nível de instrução. De facto, cerca de 75 % da população não tem mais do que o ensino primário elementar, havendo cerca de 27 % de analfabetos. Por outro lado, apenas 2,6 % da população dispõe de um curso superior.

Em parte o elevado nível da taxa de analfabetismo (tripla da existente em Espanha e quádrupla da que existe na Itália) está ligado ao fenómeno já referido do envelhecimento da população, já que exprime a estratificação de uma população pouco recuperável neste domínio, mas que tem um peso excessivo no conjunto do País relativamente à população activa. Ou seja, é possível concluir que a taxa real de analfabetismo é muito distorcida pela circunstância de ser menor do que deveria c poderia ser a relação entre activos e não activos.

Por outro lado, os diversos indicadores apontam para o facto de ser relativamente escassa a actividade de investigação a todos os níveis, com reflexos de diferentes naturezas. Uns, que podemos chamar efeitos endógenos ao sistema educativo, impedem a valorização do próprio sistema de ensino. Outros, que podemos considerar consequências exógenas, dificultam igualmente a valorização da administração em geral e das actividades empresariais em particular.

Assume, assim, a maior importância o desenvolvimento quantitativo e qualitativo que pode ser dado às diferentes tarefas de investigação.

7 — Também as actividades classificáveis como de cultura e recreio exprimem dados e situações caracte-rizadoras dos níveis de bem-estar, já que, obviamente, estes não englobam apenas aspectos de natureza económica e social.

Neste particular parece de concluir que, em regra, terá havido nos últimos anos uma tendência para o decréscimo de interesse e participação dos cidadãos, o que pode estar relacionado apenas com o enfraquecimento de interesses especificamente culturais, como resultado também, por acrescentamento, de aspectos ligados à crise económica.

Assim, embora entre 1980 e 1984 tenha havido um pequeno acréscimo do número de jornais e outras publicações, verificou-se. na prática, uma diminuição dessas actividades relativamente à população.

No que se refere às bibliotecas, poderá assinalar-se uma evolução semelhante, já que em matéria de volumes consultados se passou de 15,7 milhões em 1980 para 14,7 milhões em 1984. Foi diferente a evolução verificada quanto a visitas aos museus, em que o número de utentes no mesmo período subiu significativamente, tendo passado de 2,2 milhões para 3,8 milhões.

Afigura-se igualmente significativa a evolução verificada no domínio dos espectáculos, a confirmar, aliás, uma situação a que os meios de comunicação social têm feito referência. De facto, e relativamente ao mesmo período de quatro anos, mantendo-se praticamente estável o número de recintos e o número de sessões realizadas, diminuiu muito significativamente o número de espectadores, que passaram de 31,9 milhões para 19,7 milhões.

8 — Mais do que nunca, nas sociedades modernas c em qualquer zona mais urbana ou mais rural, a habitação corresponde não só a uma necessidade colectiva de maior importância, mas representa também um factor relevante para aferir os padrões globais de bem-estar das populações.

Ora, neste domínio forçoso é reconhecer que, não obstante os esforços desenvolvidos e apesar de toda a evolução verificada, são ainda muito numerosas as carências qualitativas nas habitações, com particular incidência em certos meios rurais ou nas zonas urbanas degradadas.

Indicadores das condições de habitação

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fonte: Censos da população de 1970 e 1981.

Verifica-se, por outro lado, ser crescente a diminuição do número médio de divisões por fogo e da área média, o que tem efeitos, ainda não perfeitamente determinados, sobre a vida das pessoas e das famílias.