O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 DE NOVEMBRO DE 1987

419

3.4 — Viveiro florestal. — De colaboração com os serviços florestais funciona nesta Escola um viveiro de multiplicação de divesas espécies de Pinus para fornecimento à lavoura.

3.5 — Vinhas experimentais. — De colaboração cora a Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral são mantidas bá mais de uma dezena de anos duas vinhas experimentais, em que numa são ensaiadas castas de uvas de mesa e noutra seis formas de condução, a fim de avaliar os reflexos destas diversas formas de condução no desenvolvimento vegetativo e na produção.

3.6 — Reprodução animal. — Funciona neste departamento, de colaboração com os Serviços Coudélicos Nacionais, um posto de reprodução de equídeos para beneficiação dos efectivos da lavoura regional.

Os Serviços Coudélicos fornecem os garanhões e o Laboratório de Reprodução Animal realiza a colheita de sémen e procede à inseminação das éguas, após observação e detecção de eventuais problemas de infertilidade, que se procura resolver quando possível.

4 — Colaboração pedagógica com instituições de ensino:

4.1 — Foi estabelecido um protocolo de colaboração com a Escola Secundária de D. Duarte, em que a Escola Superior Agrária de Coimbra faculta as suas instalações para a realização das aulas práticas dos cursos secundários de formação profissionalizante no sector da agricultura, o que tem decorrido nas melhores condições.

4.2 — Formação profissional em exercício. — Foram igualmente estabelecidos protocolos de colaboração com o CIFOP da Universidade de Aveiro e Escola Superior de Educação de Coimbra, a fim de dar apoio técnico-científico à formação profissional de docentes do ensino secundário agrícola, o que está a decorrer com a colaboração de três docentes da Escola Superior Agrária de Coimbra.

4.3 — Centro de formação de extensionistas e deformação profissional. — De colaboração com o INLAER está em estudo a criação de um centro de formação deste tipo no domínio das indústrias agro-alimentares, designadamente no sector de indústrias de lacticínios e conservação de produtos horto-frutícolas.

Com os melhores cumprimentos.

Escola Superior Agrária de Coimbra. — Pelo Presidente da Comissão Instaladora, (Assinatura ilegível.)

ANEXO

Projectos de Investigação desenvolvidos por docentes desta Escola

Adriano Gomes da Silva Carvalho — Condicionalismos naturais e humanos na produção do queijo da Serra como marca de qualidade.

Amadeu António Gomes Borges de Freitas — Valorização nutritiva dos fenos produzidos na Região da Beira Litoral.

António de Fátima de Melo Antunes Pinto — Apoio de nível bacteriológico no estabelecimento de prados na zona do Projecto de Desenvolvimento Agrícola do Baixo Mondego.

Armando Rui Borges Matias Pedroso de Lima — Fixação de formas selvagens de trevo-branco existentes na Escola Superior Agrária de Coimbra e possível interesse em trazê-las para a cultura.

Carlos José Dias Pereira — Proposta de definição das características na zona de produção e do queijo do Rabaçal.

Elsa de Canavarro Almeida Sarmento — Ensaio comparativo de culturas hortícolas pelos métodos tradicional, moderno e biológico.

Fernando José dos Santos Delgado — Caracterização e estudo comparativo do comportamento de ovinos.

Fernando Jorge de Almeida Casau — Ensaio comparativo de diferentes sistemas de mobilização do solo.

Isabel Maria Nunes da Rosa Dias Duarte — Grau de dispersão do vírus do urticado e do nemátodo vector Xiphinema index em algumas vinhas da Região da Bairrada. Colaboração na selecção de cultivares de videira com características importantes para a Região.

Jorge Araújo de Menezes — Determinação do método de previsão de evapotranspiração de referência mais adequada para duas zonas do vale do Mondego.

José Clemente Sanches Dias Pereira — Ensaio de novas cultivares de plantas hortícolas.

José Manuel Monteiro Gonçalves — Caracterização das zonas de rega no Baixo Mondego; melhoramento dos métodos de rega.

Maria do Carmo Felgueiras e Sousa Magalhães — Estudo e caracterização dos solos pertencentes à Escola Superior Agrária de Coimbra. Sua tipologia, seu enquadramento taxonómico e interpretação das unidades respectivas para fins agronómicos.

Maria do Carmo Rosa Lopes — Estudo da influência dos factores ambientais e culturais na flora infestante das vinhas na Região da Bairrada.

Maria da Conceição Cruz Costa — Estudos sintéticos partindo de terpenos naturais.

Maria José Moreno da Cunha — Estudo de populações portuguesas de nemátodos das galhas radiculares Meloidogyne spp.

Maria Margarida Lopes S. M. Braga Esteves Hortas — Estudo de mamites em ovinos.

Maria Maurícia Caeiro Rosado — Caracterização de alguns índices técnicos de explorações suinícolas da Região da Beira Litoral.

Orlando Marcelino de Almeida Simões — Análise dos efeitos das políticas sobre as empresas agrícolas da Beira Litoral.

Óscar Crispim Alves Machado — Consociação de aveia com ervilhaca. Derivação de sementeira, níveis de azoto e curvas de crescimento.

Regina Maria Mendes de Abreu Cabral Nabais — Proposta de maneio adequado para os efeitos pecuários da serra Janeanes.

Rui Manuel Pires Amaro — Cultura do Helix aspersa em recinto vedado, considerando parâmetros de produção, assim como a adaptabilidade e a ecologia da espécie.

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LEIRIA—ESEL

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 25/V (1.°), do deputado António Barreto (PS), sobre a actividade de diversos institutos politécnicos.

Actividades da Escola Superior de Educação em 1986 1 — Formação inicial.

1.1 — No ano lectivo de 1986-1987 iniciaram-se os cursos de Formação de Professores de:

a) Educadores de Infância (vinte vagas);