O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 DE JULHO DE 1999

2184-(117)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

1.2 — Educação escolar (COMENIUS).—O projecto COMENTUS visa promover a cooperação na área do ensino escolar (educação pré-escolar, ensinos básico e secundário) e abrange três seguintes acções distintas:

1.2.1 — Parcerias Escolares Multilaterais/Projectos Educativos Europeus (PEE). — No ano lectivo de I997-1998:

I3 estabelecimentos de ensino portugueses coordenaram PEE;

I63 escolas portuguesas participaram em PEE coordenados por escolas de outros países;

72 docentes dos ensinos básico e secundário português realizaram um intercâmbio de professores;

78 professores, membros da direcção de estabelecimentos de ensino portugueses, participaram em visitas de estudo;

8 professores dos ensinos secundário e profissional português efectuaram estágios em empresas;

155 professores dos ensinos básico e secundário portugueses realizaram visitas preparatórias.

1.2.2 — Educação dos fdhos de trabalhadores migrantes, de pessoas que exerçam profissões itinerantes ou sem local de residência permanente e de ciganos; educação intercultural. — No ano lectivo de 1997-1998, Portugal:

Coordenou 5 projectos;

Participou, como parceiro, em 22 projectos.

1.2.3 — Formação contínua do pessoal educativo. — Em 1997-1998, Portuga)

Coordenou um projecto;

Participou, como parceiro, em 17 projectos;

54 educadores portugueses foram financiados para

participar em actividades em diferentes Estados

membros.

1.3 — Promoção de aprendizagem de línguas (LÍNGUA). — O programa LÍNGUA é uma medida transversal que visa a promoção da competência em língua estrangeira a partir do qual se desenvolveram em Portugal as cinco acções- diferentes:

1.3.1 — Programas de cooperação europeia para formação de professores de línguas. —Em 1997-1998, Portugal coordenou 1 projecto e participou, como parceiro, num total de 12. Regista-se aqui um aumento de cerca de 71% relativamente ao período anterior.

1.3.2 — Cursos de formação contínua para professores de línguas. — Neste período foram financiadas 233 candidaturas, registando-se aqui um decréscimo de 13% relativamente ao ano anterior.

1.3.3 — Contratos de assistente para futuros professores de línguas. — Ao longo do ano lectivo verificou-se:

O financiamento de 20 candidaturas de assistentes portugueses;

O acolhimento, no nosso país, de 31 assistentes provenientes de diversos Estados membros (representando um aumento de cerca de 41% relativamente ao ano anterior).

1.3.4 — Produção de materiais para ensino/aprendizagem de línguas e respectiva avaliação. — Neste âmbito, Portugal:

Participou como parceiro em 9 projectos;

Participou no projecto DIALANG', que desenvolve instrumentos diagnósticos de avaliação de competências linguísticas em 15 línguas europeias.

1.3.5 — Projectos educativos conjuntos (PEC) para aprendizagem de línguas. — No ano lectivo 1997-1998, esta iniciativa envolveu a participação de:

41 escolas portuguesas (projectos); 101 professores e 745 alunos (projectos); 26 escolas em visitas preparatórias, que contaram com a participação de 49 professores.

1.4 — Educação aberta e à distância. — Portugal coordenou, em 1997-1998, 1 projecto e participou, como parceiro, noutros 17.

1.5 — Educação de adultos. — Portugal coordenou, relativamente aos projectos em curso, 1 projecto e participou, como parceiro, noutros 1 I.

1.6 — Intercâmbio de informações e de experiências sobre políticas e sistemas educativos. — Ao longo do ano lectivo de 1997-1998, destacam-se, neste domínio:

A Rede Europeia de Informação sobre Educação (EU-RYDICE);

O sistema de visitas de estudo para responsáveis de

educação (ARION); A Rede de Centros Nacionais de Informação sobre o

Reconhecimento Académico (NARIC).

A unidade portuguesa da Rede Europeia de Informação sobre Educação (EURYDICE) garantiu, além da difusão das publicações e a recolha de informação, entre muitas outras actividades, ainda a tradução de publicações, dando-se continuidade ao trabalho desenvolvido nesta área.

Relativamente ao sistema de visitas de estudo para responsáveis de educação (ARION), deve realçar-se a participação de 44 bolseiros portugueses, tendo Portugal organizado 3 visitas de estudo, nas quais participaram 36 bolseiros provenientes de outros Estados membros e países elegíveis. Regista-se aqui a seguinte evolução:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"