O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

29 | II Série A - Número: 105 | 5 de Julho de 2007


Campo, São Salvador do Campo e São Mamede de Negrelos, do concelho de Santo Tirso, com Santa Eulália e Lustosa, do concelho de Lousada; com Santa Eulália de Vizela e com Moreira de Cónegos, do município de Guimarães.
Existem diversos registos da integração desta freguesia em vários concelhos, nomeadamente Guimarães, São Tomé de Negrelos e Santo Tirso em relação aos quais se formaram laços que ainda hoje persistem.
Diversos registos históricos fazem referências à existência de povoação nesta localidade anterior a 1070, ano em que se iniciou a construção do Mosteiro de Vilarinho, que viria a ser uma importante referência eclesiástica ao longo dos séculos que se seguiram.

II — Monumentos

Do ponto de vista histórico-monumental, Vilarinho tem o majestoso Mosteiro de Vilarinho (estilo românico), construído entre 1070 e 1074, e o Castro de São Pedro, descoberto nos finais do século XIX, com achados que remontam ao século III DC.

III — Actividades económicas

A freguesia de Vilarinho, em termos económicos, tem um grande peso do sector industrial que ao longo do século XX ganhou predominância relativamente à agricultura.
Terra predominantemente operária, com tradições de resistência contra a ditadura, sendo de assinalar as lutas dos trabalhadores do sector têxtil pelos seus direitos.
Nos últimos anos, fruto do desinvestimento no sector têxtil, houve uma diminuição do peso do sector desta actividade económica na freguesia. Todavia, a freguesia mantém vitalidade e potencialidades em outras actividades que estão a propiciar a fixação da população na sua terra.

IV — Infra-estruturas e serviços

1 — A junta de freguesia, com sede própria, possui um auditório com capacidade para cerca de uma centena de pessoas, com condições para ser usado não só para as reuniões e sessões mas, ainda, para actividades organizadas pelos órgãos da autarquia e também para todas as colectividades, associações e outras entidades da freguesia para as diversas iniciativas que pretendam realizar.
A freguesia de Vilarinho é servida por transportes colectivos, designadamente por transportes rodoviários, que fazem a ligação da freguesia à sede do concelho de Santo Tirso, ao Porto, a Vizela e a Guimarães.
Há ainda uma praça de táxis na freguesia.

2 — Em Vilarinho existem ainda:

— Uma farmácia; — Diversos estabelecimentos restauração e de hotelaria; — Agências de contabilidade; — Comércio diversificado (estabelecimentos de telecomunicações, vários estabelecimentos de pronto-avestir, padarias, cabeleireiros, minimercados, drogaria, florista, comércio de materiais de construção, quiosques e papelarias); — Cabines públicas de telefones; — Duas escolas do 1.º ciclo do ensino básico que ministram também o ensino pré-primário; — Oficinas e empresas de diversa natureza; — Campo de futebol; — Cemitério.

O dinamismo e espírito empreendedor das «gentes» de Vilarinho ficam ainda patentes na dinamização de uma cooperativa de distribuição de energia eléctrica que assegura a cobertura da quase totalidade da freguesia.

V — Colectividades

Vilarinho detém uma intensa actividade associativa que se traduz na existência de diversas associações, grupos desportivos e outras entidades que dinamizam actividades culturais, sociais e desportivas:

— Agrupamento de Escuteiros de Vilarinho; — Associação dos Antigos Escuteiros de Vilarinho; — Centro Social e Paroquial de Vilarinho; — Conferência de São Vicente de Paulo;