O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

# REP 2022 Ponto de situação das medidas

a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução sejam emitidas no 3º trimestre de 2023.

Quanto às interligações gás, o projeto de interligação entre Portugal e Espanha, designado “3ª interligação de gás entre Portugal e Espanha” e o projeto da interligação de gás entre Espanha e França, designado “Trânsito meridional nos Pirenéus Orientais «Projeto STEP»”, correspondem à 1ª fase do projeto “Eixo oriental de gás Espanha–França «Projeto Midcat»”.

A construção da 3ª interligação PT-ES permitirá a Portugal aumentar a sua capacidade de reexportação (no caso do gás natural) e de exportação (no caso do hidrogénio) firme para Espanha em 70 GWh/d para um total de cerca de 150 GWh/d em linha com a capacidade de importação, aumentando o potencial contributo de abastecimento de gás à Europa.

Esta ligação permitirá depois potenciar a exportação do hidrogénio verde produzido na Península Ibérica, tirando partido deste vetor não só para os objetivos de transição energética de ambos os países, como contribuindo para os objetivos da União. Acresce que a utilização de uma infraestrutura desta natureza se encontra enquadrada no âmbito do Regulamento das Redes Transeuropeias de Energia (RTE-E) recentemente revisto.

II SÉRIE-A — NÚMERO 98______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

492