O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

120-(36)

II SÉRIE-B — NÚMERO 28

explorada, nomeadamente, através da celebração de protocolos, à semelhança do que tem vindo a ser feito, por exemplo, pelo IAPMEI e pelo IGM.

Lisboa, 14 de Maio de 1996. — O Adjunto, Nuno Gaioso Ribeiro.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA

GABINETE DO MINISTRO

Assunto: Resposta ao requerimento n." 581 ATI (l.*)-AC, dos Deputados Aires de Carvalho e Maria Amélia Antunes (PS), sobre a situação actual da empresa HR.

Em resposta ao ofício n.° 1956, de 22 de Março de 1996, do Gabinete do Sr. Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, informamos o seguinte:

1 — A HR — Metalomecânica Teixeira & Ramalho, S. A., foi fundada em 1982. Com as suas instalações fabris situadas no concelho de Palmela, tem como actividade a fabricação de electrodomésticos da denominada «linha branca», mormente frio doméstico, ocupando actualmente 385 trabalhadores. Constitui hoje, neste sector, a única fábrica portuguesa de dimensão europeia, sendo a 12." maior exportadora privada em Portugal.

Até 1992, a empresa conheceu uma boa evolução, tendo-se registado um forte aumento do número de postos de trabalho e da área coberta. O seu desenvolvimento deveu--se a um crescimento no mercado interno e, sobretudo, no mercado externo. A sua gama de produtos alargou-se substancialmente, produzindo-se actualmente 40 modelos diferentes de frigoríficos, de uma e duas portas, congeladores verticais e horizontais, combinados e outros sistemas de frio doméstico.

A crise mundial vivida recentemente, conjugada quer com a saída da peseta espanhola e, sobretudo, da lira italiana — moeda cuja evolução afecta directamente a empresa, visto que os maiores fabricantes mundiais de electrodomésticos são italianos —, e consequente desvalorização em cerca de 30 % nos últimos três anos, quer com a ocorrência de falências e de processos de recuperação dé empresa relativamente a clientes nacionais quer com a perda do seu principal cliente, a Philips Portuguesa (pelo facto de a Whirlpool haver adquirido a «linha branca» da Philips em todo o mundo), coloca a empresa perante a impossibilidade de dar continuidade à sua actividade.

As perdas resultantes dos factores acima relatados ultrapassam 2,5 milhões de contos nos últimos três anos de actividade, não sendo, no entanto, grande devedora ao Estado, em termos de fisco e contribuições para a segurança social.

Por outro lado, a empresa está bem apetrechada em termos tecnológicos, dada a introdução" de novas tecnologias no processo de fabrico, ocorrida no ano de 1994, introduzindo um aumento significativo da procura neste mercado, podendo, por isso, aumentar significativamente o seu volume de vendas e emprego.

A resolução dos seus problemas poderá passar pelo investimento directo de certos parceiros estratégicos, de natureza industrial, possivelmente num contexto de diversificação da sua gama de produtos, por forma a conseguir preencher todos os segmentos de mercado.

2—Desde a sua entrada em funções, em Outubro de 1995, o Governo actual tem vindo a efectuar diversos tipos de diligências com vista à viabilização da empresa e à salvaguarda dos seus postos de trabalho junto do sistema bancário e de outras instituições, dando seguimento aos

contactos desenvolvidos pelo governo anterior, por forma a sé poder encontrar um parceiro estratégico industrial que assegure o seu saneamento financeiro, a curto prazo, e a injecção na empresa de capacidade empresarial e de competências de gestão, nas suas múltiplas vertentes, só assim se podendo garantir o seu desenvolvimento sustentado a prazo.

Face à situação de derrapagem financeira e, por consequência, à forte redução da actividade enfrentada pela HR nos últimos tempos, tentou-se encontrar uma forma expedita e efectiva de reactivação da empresa, por um período de três meses, que permitisse, de igual forma, a realização de uma avaliação e auditoria rigorosas da sua situação actual e dos cenários alternativos de investimento e evolução estratégica e a prossecução dos contactos, com vista a se poder encontrar um parceiro industrial credível que assegure a sua gestão e saneamento financeiro.

Esta solução permitiu ainda, tendo por base as negociações conduzidas, na qualidade de mediador, pelo Ministério da Economia, a reabertura do crédito bancário à empresa pelos bancos credores durante este período, tendo sido, ao mesmo tempo, aprovado e acordado um programa de formação profissional, com vista a se poder adequar, de forma mais efectiva, a mão-de-obra e o seu perfil de qualificações às novas necessidades sentidas pela empresa, em termos de produção e gestão.

Actualmente, a empresa encontra-se em plena laboração, continuando o Ministério da Economia, em conjunto com os seus serviços, a desenvolver esforços no sentido de se encontrar um parceiro estratégico industrial credível para a HR, de forma a se poder equacionar o seu saneamento financeiro nos próximos tempos e a sua modernização e desenvolvimento sustentado no médio e longo prazos1.

Lisboa, 15 de Maio de 1996. — O Adjunto, Gonçalo Duarte Lourenço Caetano.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA

GABINETE DO MINISTRO

Assunto: Resposta aos requerimentos n.08 582 e 637/ VII (l.a)-AC, respectivamente dos Deputados Afonso Candal e outros (PS) e Paulo Portas (PP), sobre a reportagem «Lisboa mágica», publicada na revista italiana

• Motociclismo.

Em referência aos ofícios de V. Ex. n.™ 1957/SEAP/ 96, de 22 de Março, e 2137/SEAP/96, encarrega-me S. Ex.' o Ministro da Economia de enviar fotocópia do ofício do ICEP sobre o assunto em epígrafe.

Lisboa, 18 de Junho de 1996. — O Chefe do Gabinete, João Correia Neves.

ANEXO

ICEP — INVESTIMENTOS, COMÉRCIO E TURISMO DE PORTUGAL

Assunto: Resposta aos requerimentos n.M 582 e 637/ VII (1 .*)-AC, respectivamente dos Deputados Afonso Candal e outros (PS) e Paulo Portas (PP), sobre a reportagem «Lisboa mágica», publicada na revista italiana Motociclismo.