O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

103 | II Série B - Número: 023 | 25 de Outubro de 2008

4. Estão também activos os Territorios Educativos de Intervenção Prioritaria (TEIP), os quais visam criar condições negociadas entre os parceiros educativos para reforçar a capacidade de escolas localizadas em meios particularmente problemáticos que se reflectem nos resultados e na vida quotidiana dessas escolas.
5. Foram tomadas algumas medidas para combater o insucesso e o abandono escolar como, por exemplo, os créditos horarios, a diversificação do perfil profissional dos recursos humanos, a estimulação de urna oferta educativa adequada e uma intervenção coordenada na escola e nas famílias.
6. O Decreto-Lei n.° 3/2008, de 7 de Janeiro, prevê uma intervenção circunscrita aos alunos com limitações significativas ao nível da actividade e da participação num ou em vários domínios da vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente, resultando em dificuldades continuadas nas capacidades de comunicação, aprendizagem, mobilidade, autonomia, relacionamento interpessoal e participação social. Visa-se promover a autonomia desses alunos e levar tão longe quanto possível as suas capacidades.
7. A transição para a escola inclusiva, conduzida de forma segura e sustentada, ė o caminho do progresso no sistema educativo. A escola inclusiva diferencia os seus apoios para os alunos que apresentem dificuldades por vezes semelhantes na manifestação de diferentes causas, logo, carecendo de diferentes respostas educativas.
8. Como distinguir uns de outros, sem estigmatizar nem acentuar o que os torna vulneráveis? A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, versão Crianças e Jovens (CIF-CJ) é um instrumento precioso. Desde logo, porque não assenta na rotulagem dos alunos, cujos efeitos são bem conhecidos, valorizando as capacidades e colocando o foco na relação com o