O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0282 | II Série C - Número 016 | 31 de Janeiro de 2004

 

Neste sentido, a subcomissão, representada pelo seu presidente, Deputado Hugo Velosa e representantes do PSD, PS e CDS-PP, realizaram a referida visita a 6 de Outubro de 2003 conforme programa em anexo. Na visita os Deputados foram acompanhados pelo promotor da visita Dr. Jorge Patrão, Presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela.
O objectivo da visita foi amplamente conseguido visto que contemplou as diversas vertentes do turismo da região: hotelaria, gastronomia, formação, natureza e actividades de lazer e aventura, nomeadamente o ski e o golfe.
Dos seis concelhos visitados (Covilhã, Manteigas, Seia, Celorico da Beira, Guarda e Belmonte) foi possível verificar o desenvolvimento turístico da região, quer pelos investimentos realizados recentemente quer pelos ainda em curso. Segundo dados disponibilizados pela RTSE os investimentos turísticos, nos últimos cinco anos, ascenderam a 172 milhões de euros, dos quais 32% em estabelecimentos hoteleiros e 27% em actividades lúdicas como por exemplo museus, estância de ski, academia de golfe entre outros.
Ao longo da visita, e fruto dos contactos com responsáveis das várias iniciativas, foi possível antever que esta região de turismo tem enormes potencialidades, especialmente no que concerne o mercado da neve como destino de férias e de fim-de-semana. De destacar a recente renovação da estância de ski com condições para assegurar uma média de 120 a 150 dias de neve por ano, várias unidades hoteleiras de dimensão média (501 100 quartos) com serviços complementares como os SPA, um aldeamento de 63 chalés de montanha e um skiparque de piso sintético aberto todo o ano com uma oferta variada de desportos de aventura.
Para além do turismo associado à neve, a região dispõe de condições únicas de natureza (os vales glaciários e as suas lagoas), de história (8 das 10 aldeias históricas portuguesas, as judiarias medievais e os 20 castelos) e de gastronomia que fazem parte de uma oferta turística devidamente catalogada pela respectiva região de turismo.
Para fazer face à crescente actividade turística da região e à necessidade de formação específica e de qualidade para o sector do turismo, foi construída uma nova Escola Superior de Turismo e Telecomunicações em Seia. A nova escola representou um investimento de cerca de cinco milhões de euros (financiados pelo Instituto Politécnico da Guarda, por fundos comunitários e pelo Orçamento do Estado) com capacidade para aumentar a oferta, quer em número de alunos (dos actuais 280 até aos potenciais 700) quer em termos de licenciaturas (actualmente formação em turismo e lazer mas também estão em curso propostas para poder oferecer os cursos de gestão hoteleira e de telecomunicações).
A RTSE demonstrou um grande dinamismo e criatividade na promoção da região sendo visível a cooperação existente entre esta e os diferentes agentes económicos de turismo que operam na região. Contudo, foram identificadas algumas dificuldades que devem ser consideradas: a dificuldade de conciliar os diferentes interesses económicos com vista a oferecer uma política turística global e a existência de um quadro legislativo complexo e desadequado com demasiadas instituições públicas envolvidas que não facilitam na criação e no desenvolvimento de mais projectos turísticos que poderiam valorizar e dinamizar ainda mais a região.
Esta iniciativa, realizada no âmbito das actividades da Subcomissão de Turismo, promoveu não só um contacto directo dos Deputados com a realidade turística da região, como possibilitou aos vários agentes políticos e económicos da região a apresentação das suas iniciativas assim como as oportunidades e dificuldades que enfrentam no sector e na região.
Deste modo, a realização de visitas às regiões de turismo poderá contribuir para uma melhor informação aos Deputados das qualidades e/ou deficiências das políticas públicas no sector do turismo.

Assembleia da República, 9 de Janeiro de 2004. - A Deputada, Graça Proença de Carvalho.

Nota: O relatório foi aprovado.

Anexo

Programa da visita

Covilhã
11:00 - Recepção no Hotel de Turismo (unidade recentemente ampliada requalificada)
- Referência ao novo Covilhã Parque Hotel
- Referência ao projecto do Hotel Termas de Unhais da Serra
11:30 - Hotel Meliá D. Maria (Hotel recentemente construído)
12:00h - Paragem no Museu Nacional de Lanifícios (Real Fábrica dos Panos - sede da Rota da Lã)
12:30h - Almoço volante - Hotel Solneve (Hotel recém qualificado, típico de centro de cidade)
13:40h - Sanatório dos Ferroviários - Futura Pousada da Serra da Estrela
13:45h - Penhas da Saúde (visita breve à 1.ª Aldeia de Montanha e às obras do novo Hotel Serra da Estrela e Moradias Turísticas)

Manteigas
14:15h - Paragem no Vale Glaciário do Zêzere (maior vale glaciário da Europa, candidato a Património Mundial da Humanidade)
14:45h - Paragem na estância de esqui da Torre (estância em grande modernização: telecadeira, edifício-sede da estância, canhões de neve)

Seia
15:30h - Paragem na Escola Superior de Turismo (obra em fase de conclusão)
- Referências ao Museu Nacional do Pão e Museu do Brinquedo

Celorico da Beira
16:30h - Paragem na futura Pousada de Linhares (Aldeia histórica)
17:00h - Paragem no Solar do Queijo Serra da Estrela
- Referência à Albergaria Quinta dos Cedros