O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0023 | II Série C - Número 064 | 29 de Julho de 2006

 

Portugal, tal como muitas das Nações aqui presentes, tem a sua história intimamente ligada ao mar. Somos um povo marítimo que conseguiu, no século XV, passar o Cabo das Tormentas e transformá-lo em cabo da Boa Esperança. É precisamente de boa esperança que a AP OSCE necessita para o seu futuro.
Boa Esperança!"

Eleições

Realizaram-se eleições para as três Comissões Gerais.

Na 1.ª Comissão foram eleitos:
- Jean Charles Gardetto (Mónaco) para Presidente;
- Hans Raidel (Alemanha) para Vice-Presidente;
- Kristian Pihl Lorentzen (Dinamarca) para Relator.

Na 2.ª Comissão foram eleitos:
- Leonid Ivanchenko (Rússia) para Presidente;
- Petros Efthymiou (Grécia) para Vice-Presidente;
- Roland Blum (França) para Relator.

Na 3.ª Comissão foram eleitos:
- Anne Marie Lizin (Bélgica) para Presidente;
- Cecilia Wigstrom (Suécia) para Vice-Presidente;
- Jesus Lopez-Médel (Espanha) para Relator.

Decorreram, igualmente, eleições para o cargo de Presidente e quatro lugares de Vice-Presidente. Votaram um total 178 membros (num universo eleitoral de 320 votos).
Concorreram ao cargo de Presidente a Sr. Nino Burjanadze, da Geórgia, e os Srs. Kimmo Kiljunen, da Finlândia, Goran Lenmarker, da Suécia, Solomon Passy, da Bulgária, e Willy Wimmer, da Alemanha.
O Sr. Lenmarker foi eleito Presidente à segunda volta, a qual foi disputada com o Sr. Kiljunen.
Para os quatro lugares de Vice-Presidente apresentaram candidatura a Sr.ª Tone Tingsgard, da Suécia, e os Srs. Benjamin Cardin, dos EUA, Josselin de Rohan, de França, Wolfgang Grossruck, da Áustria, João Soares, de Portugal, GertWeisskirchen, da Alemanha, e Nevzat Yalcintas, da Turquia.
Foram eleitos Vice-Presidentes os seguintes membros da AP OSCE: Benjamin Cardin, com 112 votos, João Soares, com 110 votos, Tone Tingsgard, com 78 votos, e Wolfgang Grossruck, com 74 votos. Os três primeiros candidatos vão cumprir um mandato de três anos. O Sr. Grossruck cumprirá um mandato de um ano.
Deve salientar-se que, pela primeira vez, Portugal, e a Assembleia da República, ocupará um lugar na direcção da AP OSCE, passando a ter assento no bureau desta organização e no Conselho Ministerial da OSCE.
A candidatura do Deputado João Soares contou com o apoio explícito de todos os membros da delegação portuguesa.

Outras reuniões

Os membros da delegação portuguesa participaram nas reuniões dos respectivos grupos políticos. O Grupo Socialista apoiou a candidatura do Deputado João Soares, o qual também foi convidado a apresentar a sua candidatura perante os membros do Grupo Conservador.
A delegação portuguesa teve ainda diversos contactos bilaterais, que incluíram um almoço de trabalho com a delegação do Canadá, a qual manifestou o seu apoio à candidatura do Deputado João Soares.

Palácio de São Bento, 11 de Julho de 2006.
O Secretário da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar da OSCE, Nuno Paixão.
Técnico Superior Parlamentar

Anexos: Declaração Final, programa e News from Copenhagen n.º 191. (a)

(a) Os documentos encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.