O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

57 | - Número: 016 | 5 de Março de 2009

Figura 1 – Esquema da acção inspectiva e ferramentas associadas Fonte: DGITA. O Dossier Analítico do Contribuinte reúne toda a informação relevante sobre pessoas colectivas e singulares com contabilidade organizada, quer ao nível da sua caracterização, quer ao nível do seu histórico declarativo. Esta componente fornece toda a informação que o inspector necessita para preparar e efectuar a inspecção a um contribuinte, podendo os relatórios ser exportados para os computadores pessoais dos inspectores, no caso de deslocações às instalações de um contribuinte.
O objectivo das Estatísticas de Correcção é o de disponibilizar um conjunto de estatísticas relativas à actividade da IT. Estas estatísticas permitem medir o desempenho da actividade inspectiva na perspectiva correctiva, fornecendo aos diferentes níveis de gestão indicadores essenciais para o controlo da actividade da IT.
O objectivo das Estatísticas de Liquidação é o de disponibilizar um conjunto de estatísticas para medir o desempenho da actividade da IT, na perspectiva da liquidação e da cobrança resultante de correcções na sequência de acções inspectivas.
Também está disponível uma componente de Consulta Geral que permite efectuar consultas com base em vários parâmetros e abrangendo todo o processo, desde a Ordem de Serviço até à fase de Cobrança.

2.4.1.2 Repositório Antifraude Em meados de 2008, a DGITA colocou à disposição da IT um Repositório Antifraude que permite acompanhar os contribuintes para os quais existam indícios ou suspeitas de fraude - os chamados considerados “contribuintes de risco” - com diferentes vertentes: • Um repositório de dados que permite a aplicação de análise de risco aos contribuintes; • Um repositório de dados da EUROCANET que permite o acesso à informação recebida dos Estados Membros através desta rede e a recolha de informação relativa aos contribuintes em observação, para remessa aos outros Estados Membros;